Skip to main content

Pastoral da ecologia e Meio Ambiente participa do 8º Fórum Mundial da Água

A Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente da Diocese de Campo Limpo, participou com dois representantes dos debates sobre a busca alternativa para o uso sustentável da água, no maior evento sobre recursos hídricos do planeta, o Fórum Mundial da Água.

 |  Adilson A.Gonzaga Jr. e Diego Amorim  |  Diocese
Adilson A.Gonzaga Jr.;Diego Amorim

A Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente da Diocese de Campo Limpo, participou com dois representantes dos debates sobre a busca alternativa para o uso sustentável da água, no maior evento sobre recursos hídricos do planeta, o Fórum Mundial da Água.

A Pastoral da Ecologia e Meio Ambiente da Diocese de Campo Limpo – PASECOMB esteve presente no 8° Fórum Mundial da Água (FMA), maior evento sobre recursos hídricos do planeta, e no Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), ocorrido entre os dias 18 e 23 de março em Brasília.

O Engenheiro Ambiental e Sanitarista Adilson Alves Gonzaga Junior, coordenador da PASECOMB e Membro da Câmara Técnica da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Juquiá e São Lourenço, participou das atividades do FMA, com o tema “Compartilhando Água”.

Esta edição do fórum teve aproximadamente oito mil inscritos para as discussões, experiências, interações, palestras, rodas de conversas, além de outras atividades a respeito de como cuidar e compartilhar deste bem precioso, a água. No total, durante os cinco dias, mais de 97 mil pessoas de 172 países participaram das atividades propostas.

O Centro de Convenção Ulysses Guimarães, no eixo monumental de Brasília, foi o palco de experiências nacionais e internacionais bem sucedidas de como buscar alternativas para o uso sustentável da água, assim como dar acesso a água potável a todo ser vivo do planeta.

A 9ª edição do Fórum Mundial da Água acontecerá no Senegal em 2021, país com mais de 15 milhões de habitantes do oeste africano.

Feira e Vila Cidadã

Outros ambientes bem sucedidos e frequentados durante o evento foram à Feira e Vila Cidadã. Aberta a todos os interessados, contou com a participação de muitas instituições de ensino do Distrito Federal com suas crianças e jovens interagindo em dinâmicas, palestras, filmes, teatros e um grande espaço de brincadeiras sobre a origem da água, seu ciclo, seu tratamento e a sua importância, colaborando de forma lúdica sobre a importância de preservar e usar bem a água.

Fórum Alternativo Mundial da Água

Paralelo ao Fórum oficial, movimentos sociais, igreja, ambientalista entre outros grupos de proteção ambiental, organizaram o Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), com o lema “Água é um direito, não mercadoria”.

O sociólogo, Diego Amorim, membro da PASECOMB, participou desta edição alternativa que teve a proposta de discutir a garantia do acesso à água potável a todos, como direito universal irrevogável. Este espaço alternativo e descentralizado foi o local de partilha, angustias e alegrias de vários grupos.