Skip to main content

Pastoral da Educação e do Ensino Religioso

Pastoral da Educação: Retiro trata da espiritualidade do educador

Mais de 70 educadores se reuniram no dia 29 de outubro para vivenciar um retiro que ampliou a visão da educação através do amor.
 |  Edna Miyazaki  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

A Pastoral da Educação e Ensino religioso promoveu, no dia 29 de outubro, um Retiro para educadores. O encontro aconteceu na Casa São Rafael e contou com a participação de 78 educadores, entre eles, professores, diretores de escola e representantes da secretaria de ensino.

O tema desenvolvido – Espiritualidade do educador dentro do seu tempo – foi desenvolvido pelo padre Joãozinho, SCJ - padre católico dehoniano, músico, escritor e apresentador de TV brasileiro e Dom Carlos Lema Garcia do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo.

Entre músicas e slides, padre Joãozinho ampliou o tema falando da sua experiência de ensinar com amor. “Não podemos começar a falar de espiritualidade quando não sabemos definir o que é fé. Fé não é apenas acreditar em verdades, mas seguir a verdade”.

A cada canção, muitas delas bem conhecidas, padre Joaõzinho, muito simpático, acentuava que, para ter a experiência do amor é preciso ter a experiência do ver, “abrir os olhos para ver o irmão”.

Durante o dia, apresentações especialmente preparadas por criança, jovens e adultos enriqueceram o dia.

Dom Carlos discursou sobre a pedagogia do amor e como fazer a experiência do ver na educação: “Só podemos transmitir o amor depois que fazemos a experiência do ver. Se não vemos não amamos e se não conhecemos o mandamento do amor, não conseguimos ser cristãos verdadeiros no mundo”, e falando sobre os desafios de ser educador pontou: “O maior desafio hoje para os educadores é levar o ser humano a ver, acreditar e, sobretudo amar”.

Edna Miyazaki coordenadora da pastoral agradeceu a presença de todos e salientou o desejo de ampliar a cada ano esses encontros.


Notícias Relacionadas

Pastoral da Educação promove congresso online para diálogos e reflexões no ensino em tempos de pandemia e pós-pandemia

Visando integrar toda esta área de conhecimento e promover diálogos e reflexões no ensino em tempos de pandemia e pós-pandemia, a Pastoral da Educação e do Ensino Religioso da Diocese de Campo Limpo realizou nos dias 10 e 11 de julho o 1º Congresso Online.

Pastoral da educação e ensino religioso reflete em live rotina familiar e escolar na pandemia

Rotina alterada: Live no dia dos professores discute mudanças no ambiente familiar e escolar em tempos de pandemia

Pastoral da Educação realizou primeiro Encontro Diocesano de Professores

O tema central do encontro foi “Não deixe de sonhar”, levando cerca de 40 professores presentes à reflexão de que apesar do panorama desafiante da educação no Brasil.

Pastoral da Educação promove seminário de aprofundamento com o tema da Campanha da Fraternidade 2022

Visando o aprofundamento na Campanha da Fraternidade 2022 e a promoção de diálogos e reflexões no ensino, o tema - Falar com sabedoria e educar com amor - foi o norte para o Seminário da Pastoral do Ensino Religioso em escola confessional no último dia 30.