Pastoral da Educação: Retiro trata da espiritualidade do educador

A Pastoral da Educação e Ensino religioso promoveu, no dia 29 de outubro, um Retiro para educadores. O encontro aconteceu na Casa São Rafael e contou com a participação de 78 educadores, entre eles, professores, diretores de escola e representantes da secretaria de ensino.
O tema desenvolvido – Espiritualidade do educador dentro do seu tempo – foi desenvolvido pelo padre Joãozinho, SCJ - padre católico dehoniano, músico, escritor e apresentador de TV brasileiro e Dom Carlos Lema Garcia do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo.
Entre músicas e slides, padre Joãozinho ampliou o tema falando da sua experiência de ensinar com amor. “Não podemos começar a falar de espiritualidade quando não sabemos definir o que é fé. Fé não é apenas acreditar em verdades, mas seguir a verdade”.
A cada canção, muitas delas bem conhecidas, padre Joaõzinho, muito simpático, acentuava que, para ter a experiência do amor é preciso ter a experiência do ver, “abrir os olhos para ver o irmão”.
Durante o dia, apresentações especialmente preparadas por criança, jovens e adultos enriqueceram o dia.
Dom Carlos discursou sobre a pedagogia do amor e como fazer a experiência do ver na educação: “Só podemos transmitir o amor depois que fazemos a experiência do ver. Se não vemos não amamos e se não conhecemos o mandamento do amor, não conseguimos ser cristãos verdadeiros no mundo”, e falando sobre os desafios de ser educador pontou: “O maior desafio hoje para os educadores é levar o ser humano a ver, acreditar e, sobretudo amar”.
Edna Miyazaki coordenadora da pastoral agradeceu a presença de todos e salientou o desejo de ampliar a cada ano esses encontros.