Skip to main content

Dízimo: 20 anos

Pastoral do dízimo: experiência de fé e vida, através da partilha!

Pastoral do Dízimo Diocesana realiza encontro bimestral com reflexão, partilha e testemunhos.
 |  Por: Angélica Caselato e Aparecido Fernandes  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Há 20 anos a Pastoral Diocesana do Dízimo procura promover na diocese a unidade, a fraternidade e solidariedade entre os membros da Igreja, como forma de reconhecimento e amor a Deus, tendo como meta principal capacitar pessoas que ajudem nas paróquias e comunidades: a divulgar, conscientizar, incentivar, organizar, avivar e manter a experiência de fé e vida, através da partilha do dízimo, como co-responsabilidade de todos.

Os encontros diocesanos da pastoral do dízimo acontecem há 20 anos de forma bimestral, capacitando lideranças nas paróquias, com metodologia acessível, respeitando as culturas e realidades das diversas comunidades, além de produzir materiais mensais, como também produzir anualmente o cartaz oficial diocesano, que motiva sempre a evangelização.

Dentro das comemorações dos 20 nos da Pastoral Dízimo, no dia 12 de novembro, a reunião formativa, no Salão da Catedral Sagrada Família, deu lugar a momentos de reflexão, partilha e testemunhos.

O tema: "Não somos pobres e sim abençoados!”, partilhado por Angélica Caselato e Lídia Moreira, ambas da Paróquia Cristo Libertador, forania M’Boi Mirim, apresentou a formação utilizada na catequese sobre o dízimo, para crianças e adolescentes e o quanto essa experiência tem dado frutos. “Nossa tarefa é fazer com que aqueles que estão iniciando a caminhada catequética que, dízimo é sinal de amor e gratidão”.

As catequistas relataram ainda que os ‘frutos colhidos’ é mérito da catequese, já que o projeto sobre o dízimo na paróquia foi à escolha para um projeto de conclusão do Curso Intensivo da Escola Catequética, da coordenação da Catequese Diocesana. “Fomos apenas instrumentos na mão de Deus com nosso sim ao chamado. As sementes continuarão a serem lançadas no caminho, pois o caminho se faz caminhando”.

Aliás, o tema escolhido, “O Caminho se faz caminhando” e o lema bíblico “Tua Palavra é lâmpada para meus pés.” (cf. 109,105) são parte integrante do cartaz 2022/2023 que recorda os 20 anos da pastoral.

Ao final da formação, os jovens Valdinei e Lívia do Santuário Senhor Bom Jesus de Piraporinha, forania M’Boi Mirim, consagraram seu ministério de música a Maria Auxiliadora, padroeira da Pastoral do Dízimo.


Notícias Relacionadas

Novembro, mês do Dízimo: “Com você podemos avançar na evangelização!”

Diante desse tempo de pandemia, marcado por tantas dificuldades e precariedades, a Palavra do Evangelho nos convida a renovar nosso “sim” pessoal “para que todos sejam um” (Jo 17,21) e assim responder com uma renovada unidade à desintegração que nos ameaça em todos os âmbitos, desde o distanciame...

Dízimo: Experiência de partilha e comunhão

No dia 21 de setembro, das 15h às 17h, no salão Nossa Senhora das Graças, aconteceu um encontro de formação da Pastoral do Dízimo conduzido pelo padre Cristovam Iubel, presbítero da Diocese de Guarapuava/Paraná e muito conhecido por seu trabalho evangelizador com a Pastoral do Dízimo por todo o B...

Cartaz do Dízimo 2022/2023: Seguir Jesus no Caminho da Cruz

A Pastoral Diocesana do Dízimo apresenta o novo cartaz e a reflexão que está baseado nos 20 anos da pastoral na diocese.