Skip to main content

Pastoral Fé e Política

Primeiro Encontro Estadual de Fé e Política: rumo ao 12º Encontro Nacional de Fé e Política

Realizado no Centro Pastoral São José, no Belenzinho, em São Paulo, foi também um encontro preparatório para o 12º Encontro Nacional de Fé e Política que acontecerá em Belo Horizonte.
 |  Pastoral Fé e Política  |  Diocese

Em 2 de março, o 1º Encontro Estadual de Fé e Política reuniu 220 participantes de diversos municípios do estado de São Paulo. Realizado no Centro Pastoral São José, no Belenzinho, em São Paulo, foi também um encontro preparatório para o 12º Encontro Nacional de Fé e Política. Em sua maioria, eram católicos, mas também houve a participação de protestantes e evangélicos, além da representação de lideranças do islamismo, das religiões de matriz africana, do espiritismo e do budismo, todos buscando consolidar o diálogo inter-religioso vivenciado em diversos espaços.

Foi um encontro belo e impactante, com momentos profundos de mística cristã e músicas conduzidas por um grupo muito especial. A mesa de debates contou com representantes da União dos Movimentos de Moradia de São Paulo/Pastoral de Moradia e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, trazendo a perspectiva das lutas coletivas por terra, teto e trabalho que os movimentos populares constroem há décadas em nosso estado de São Paulo.

Em seguida, ocorreram grupos por sub-região do estado, refletindo sobre os desafios e as estratégias para aprofundar as relações entre fé, vida e o engajamento político em nossos municípios e estado. Na plenária, cada grupo apresentou suas reflexões e propostas de ação, às quais daremos continuidade no próximo período, respeitando as especificidades de cada pastoral, coletivo, movimento ou região.

Quem quiser participar do 12º Encontro Nacional de Fé e Política, que será de 5 a 7 de abril em Belo Horizonte, pode realizar as inscrições através do site: https://fepolitica.org.br/12o-encontro-nacional/