Skip to main content

Conselho Diocesano de Pastoral

Segundo CDP Ampliado apresenta síntese sobre a sinodalidade na realidade paroquial

Segundo Conselho Diocese de Pastoral Ampliado do ano apresenta síntese sobre os temas referenciais sobre a sinodalidade tratados no último CDP.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Aconteceu na manhã do sábado, 06, no Salão Sagrada Família, o Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, este é o segundo encontro do tipo em 2023. Na pauta, Dom Valdir José de Castro, ssp, dividiu com todos, na primeira parte do encontro, como e sobre o que foi tratado na 60ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu há poucos dias, onde o bispo diocesano foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral e outros padres de diferentes foranias, assessores das Áreas de Ação Evangelizadora, coordenadores de pastorais, movimentos, novas comunidade e delegados paroquiais participaram somando um grupo de 100 pessoas.

O bispo deu as orientações pastorais para a Igreja do Brasil, que continuam válidas dentro do que diz as Diretrizes Gerais (DGAE 2019-2023) que não tiveram votação este ano. A proposta da CNBB é a vivência de um tempo de discernimento que se desdobre na compreensão de conceitos presentes nas diretrizes e na apresentação concreta de metodologias e indicações pastorais, à luz das Constituições principais do Concílio Vaticano II.

A apresentação da síntese das perguntas respondidas pelos participantes do ultimo CDP, que aconteceram durante um workcafé em março, e que tiveram como tema de referência: Sinodalidade, Comunicação e Conversão Pastoral, ficou a cargo de Raylson Araújo, assessor do Setor Pastoral Diocesano, que mostrou um panorama amplo das necessidades apontadas pelos presentes e destacou o amplo pedido pela acolhida e o ‘caminhar juntos’ nas realidade das comunidades.

Baixe aqui o arquivo com a Síntese das respostas e o resumo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil


Notícias Relacionadas

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas do processo de Escuta da Assembleia Eclesial

Membros do CDP, estiveram reunidos na manhã de sábado, dia 21 de agosto, para responder na modalidade de grupo o questionário do processo de Escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Conselho Diocesano de Pastoral realiza formação sobre Doutrina Social da Igreja e política como busca do bem comum

Mais de 250 pessoas participaram de uma manhã formativa sobre política e bem comum a luz da Doutrina Social da igreja com o professor Doutor José Mario B. Carneiro, na Paróquia Catedral Sagrada Família.

CDP: Síntese conclusiva do Processo de Escuta Sinodal e eleições na pauta

CDP Ampliado teve como pauta principal a apresentação da síntese conclusiva sinodal diocesana.