Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas do processo de Escuta da Assembleia Eclesial
No último sábado, 21 de agosto, houve a realização de mais um Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), marcando a retomada de atividades presenciais deste organismo pastoral da diocese.
O CDP é composto por representantes das várias instancias evangelizadoras da diocese, inclusive vigários episcopais e foraneos e os delegados paroquiais.
Durante o encontro de retomada, os participantes foram incentivados a responder o questionário da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O Processo de Escuta, nome dado à fase da Assembleia em que todas as instâncias da igreja são consultadas, mesmo aquelas que não participam ativamente da vida eclesial, consiste em responder a algumas perguntas feitas partindo das percepções que cada pessoa tem de sua realidade local.
Existem três modalidades de participação neste processo de escuta: a participação em fóruns temáticos que são encontrados no site da Assembleia Eclesial, a participação em grupos, onde um determinado grupo de pessoas envia suas respostas e também a modalidade individual, onde qualquer pessoa pode fazer sua inscrição no site e preencher gradualmente o questionário proposto pela assembleia.
As respostas dos membros do CDP serão compiladas e enviadas à Assembleia Eclesial na modalidade de grupo.
O encontro teve início pelas palavras de incentivo de Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, agradecendo a participação de todos e motivando a serem participantes ativos da Assembleia Eclesial. Em seguida, padre Marcos Joaquim Patrício, coordenador diocesano de pastoral, conduziu o encontro introduzindo aos membros do conselho a importância deste evento eclesial que por vontade do Papa Francisco, busca escutar a todos os fiéis.
Padre Andre Vascon, pároco da paróquia São Luiz Gonzaga, da forania Mirim-Guaçu, realizou a exposição das perguntas do processo de escuta, apresentou as principais problemas encontrados nas diversas realidades da América Latina e do Caribe e motivou os participantes do conselho a reconhecer quais destas dificuldades fazem parte da realidade local.
O processo de escuta será encerrado no próximo dia 30 de agosto.