Skip to main content

Terço dos Homens realiza seu primeiro Encontro Diocesano

Homens das diversas partes da Diocese se reuniram para o primeiro encontro de formação promovida em âmbito diocesano

 |  Pe. Marcos Joaquim Patrício  |  Diocese

Homens das diversas partes da Diocese se reuniram para o primeiro encontro de formação promovida em âmbito diocesano

“Joelho no chão, terço nas mãos e muita fé no coração”. Foi assim que terminou o Primeiro Encontro Diocesano de Coordenadores e Membros do Movimento do Terço dos Homens na quadra da Caritas Diocesana de Campo Limpo neste último dia 17 de junho, com mais de 130 participantes.

Presente em mais de 50% das paróquias da Diocese de Campo Limpo, o movimento conta com a participação de mais de mil homens que semanalmente se reúnem para rezar e meditar os mistérios do Santo Rosário.

Um movimento que vem crescendo rapidamente no Brasil, o Terço dos Homens teve início na Diocese de Campo Limpo, há mais ou menos sete anos na paróquia N. Sra. Aparecida do Taboão da Serra. São grupos de diversos tamanhos, alguns com 10 ou 15 membros,  outros chegando a 150 participantes, como acontece na Paróquia São Francisco de Assis do Valo Velho todas as segundas feiras.

Formado exclusivamente por homens leigos, o Terço dos Homens tem por principal missão resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção que vem se fortalecendo cada vez mais como um dos grandes movimentos da Igreja.

A meditação do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a contemplar os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.

Com a meditação do mistério redentor, também lembramos Maria de Nazaré, que assumiu a maternidade divina fazendo a vontade de Deus, dando-nos o Salvador. Este foi o jeito que o Pai escolheu para nos dar seu único Filho.

A Coordenação Diocesana da Pastoral vem acompanhando e apoiando os grupos existentes e recentemente organizou uma comissão diocesana formada por vários representes.  Um logotipo já foi preparado e apresentando no Primeiro Encontro como a identidade visual do  movimento na Diocese de Campo Limpo e uma agenda diocesana com eventos de espiritualidade e formação está sendo organizada. O movimento procura caminhar em sintonia com o Movimento Nacional participando das atividades que vem acontecendo em todo o Brasil.   No mês de março aconteceu em Aparecida a 9ª Romaria Nacional do Terço dos Homens, reunindo quase 110 mil pessoas, um crescimento de quase 100% em relação do ano anterior. A comissão, juntamente com a Coordenação de Pastoral, irá se empenhar na preparação dos subsídios e materiais de apoio para os coordenadores e agora está empenhada na organização da Primeira Vigília Diocesana do Terço dos Homens. 

 

Pe. Marcos J. Patrício
Coordenador Geral da Pastoral

 

Veja algumas imagens do encontro