Skip to main content

Visita Pastoral

Visita Pastoral: paróquias de Itapecerica receberam Dom Valdir

As paróquias Maria Mãe dos Caminhantes, Santo Expedito e São Pedro e São Paulo vivenciaram a experiência de uma verdadeira animação pastoral e reavivamento da comunidade eclesial.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A visita pastoral é um momento propício para maior encontro e convivência do bispo com o pároco e com a comunidade paroquial. Mais três territórios paroquiais da Forania Itapecerica da Serra receberam, entre os dias 04 e 07 de abril, a Visita Pastoral de Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano.

As paróquias Maria Mãe dos Caminhantes, Santo Expedito e São Pedro e São Paulo vivenciaram a experiência de uma verdadeira animação pastoral e reavivamento da comunidade eclesial. A paróquia São Pedro e São Paulo é uma das mais recentes paróquias da Diocese: foi criada em 23 de outubro do ano passado, desmembrada da paróquia Maria Mãe dos Caminhantes e tem como primeiro pároco o padre Miguel Romano.

Há pouco mais de um ano e meio à frente da Diocese, Dom Valdir começou as Visitas Pastorais pelas “periferias” do território diocesano, ou seja, das comunidades mais distantes da Cúria Diocesana, que está localizada no bairro do Campo Limpo.

Desde a quinta-feira, 04 de abril, Dom Valdir participou de conselhos paroquiais, encontros com pastorais específicas, visita aos enfermos e conheceu muitos espaços nas comunidades onde são realizados os trabalhos pastorais de evangelização, mas também, de ações sociais, que são inúmeras.

missadaunidade5
Assembleia com membros da comunidade e agentes pastorais da Paróquia São Pedro e São Paulo. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Nas reuniões dos Conselhos Paroquiais, nas três paróquias visitadas, dom Valdir ouviu atentamente os participantes que, contaram com entusiasmo ao bispo a história da criação das comunidades, mas também sobre todo o trabalho, que cada uma delas, com suas pastorais e movimentos, realiza em prol da evangelização. Neste sentido, em duas das três paróquias visitadas, a Carta Pastoral – Tudo por causa do Evangelho – escrita por Dom Valdir, tem servido de norte para as ações pastorais, e não só ela, atentos ao que a Igreja a Paróquia Maria Mãe dos Caminhantes têm vivenciado em suas ações catequéticas o Ano da Oração.

Dom Valdir, como tem feito nas demais visitas pastorais, conversou abertamente sobre o que deseja e espera fazer pela Diocese e de forma geral, indica os caminhos da sinodalidade, conversão pastoral e comunicação, propostos e explicados em sua primeira  Carta Pastoral, sempre na perspectiva de uma Igreja em saída.

Para os párocos, a visita pastoral é também uma oportunidade de um contato muito próximo e fraterno com o bispo. Os padres, Alfredo, Fabiano e Miguel avaliaram, nos discursos das missas de encerramento da visita, que foi um tempo necessário e bem aproveitado para que cada um deles tivesse esse contato mais próximo e se ‘apresentasse’ também ao bispo diocesano.

Mosteiro Nossa Senhora da Paz

O Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra, está no território paroquial da paróquia Santo Expedito e entrou no itinerário da visita pastoral. No domingo, 07, por volta das 14 horas, a comunidade das monjas, conversou por cerca de uma hora com o bispo e além de perguntarem sobre o primeiro ano e meio de governo falaram sobre suas rotinas e sobre as ações sociais e caritativas que prestam a comunidade do entorno, em sua maioria carente. A abadessa, Madre Martha Lúcia Ribeiro, falou também sobre a preparação da comunidade para a celebração dos 50 anos do mosteiro, este ano.

missadaunidade4
Comunidade das irmãs beneditinas Mosteiro Nossa Senhora da Paz. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Missas de encerramento

O último dia da visita pastoral foi marcado pelas missas de encerramento nas três comunidades paroquiais. As oito da manhã, a comunidade paroquial da Maria Mãe dos Caminhantes ficou lotada de fiéis para celebrar e agradecer a visita pastoral. Às 11 horas foi a vez da paróquia Santo Expedito, que se reuniu na comunidade matriz, para participar da celebração com o bispo diocesano, que também contou com numerosa presença de fiéis.

Em sua homilia, falando sobre a liturgia do Domingo da Misericórdia, dom Valdir enfatizou sobre o perdão: “Quando nos sentimos em paz? Nos sentimos em paz quando nos sentimos perdoados e quando oferecemos o perdão. O Deus que Jesus nos apresenta é um Deus de amor e de misericórdia que quer que vivamos bem como irmãos e irmãs. A paz mais profunda que podemos sentir é a paz que nasce da misericórdia, sejamos misericordiosos. Quando o Ressuscitado aparece aos discípulos, Ele traz alegria e dissipa o medo oferecendo a paz. Perdoar é levar a paz”.

No início da tarde, a visita pastoral continuou no território da paróquia Santo Expedito. Duas comunidades, Santa Escolástica, no parque Santa Adélia, e Santa Isabel da Hungria, no Ressaca, foram visitadas por Dom Valdir.

No fim da tarde, na paróquia São Pedro e São Paulo, aconteceu a assembleia com os líderes de pastoral e movimentos. O momento de partilha durou até poucos minutos da terceira missa do dia e entre depoimentos emocionados, um grande agradecimento a Dom Valdir pela criação da paróquia, “momento muito esperado por todos nós aqui, que participamos há tantos anos desta comunidade, estamos felizes e extremamente agradecidos”, comentou um dos líderes da comunidade.

As visitas pastorais na forania Itapecerica continuam: até o momento foram visitadas oito das doze paróquias da forania.