Skip to main content

Ecologia Integral

Pastoral da Ecologia Integral avança na formação do curso Água: Fonte de Vida

Dom Eduardo Malaspina, Bispo referencial do Regional Sul 1 junto à Pastoral da Ecologia Integral, fala sobre os avanços com o curso “Água: Fonte de Vida”, em andamento desde agosto de 2022.
 |  Comunicação Regional Sul 1 CNBB  |  Igreja no Brasil
Fotos Pascom Regional Sul 1

A Pastoral da Ecologia Integral no Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), procura promover, nas Sub-regiões, Arquidioceses e Diocesespaulistas, a criação e consolidação de iniciativas de testemunho e engajamento do cuidado com a natureza, nossaCasa Comum, como sempre recorda o Papa Francisco. Apoia grupos que já tenham se articulado ou que possam ser criados, de forma que proponham ações de transformação socioambiental ou de promoção da espiritualidade ecológica.

Com este pensamento, a Pastoral da Ecologia Integral crioucom a colaboração de um conjunto de Universidades e da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica em São Paulo), o curso “Água: Fonte de Vida”!

A iniciativa faz parte de um processo formativo que, dividido por etapas e ciclos de formação (sub-regional, diocesano, paroquial), avançou por todo o Regional Sul 1 desde que teve início, em agosto de 2022 e, atualmente, está na etapa de formação dos representantes das sub-regiões; as formações acontecerão até 2025.

Dom Eduardo Malaspina, Bispo Diocesano de Itapeva ereferencial do Regional Sul 1 junto à Pastoral da Ecologia Integral, durante a 85ª Assembleia do Regional, que aconteceu de 30 de maio a primeiro de junho em Itaici,  avaliou a evolução do processo formativo do curso Água: Fonte de Vida! e a da busca da integralidade das ações: “A missão da Pastoral da Ecologia, como em todas as pastorais, é evangelizar e, cada vez mais, as pessoas se convencem da importância de pautar a vida dentro de uma ecologia integral e a água é uma necessidade primária de todos os seres vivos, não apenas da humanidade. O curso, Água: Fonte de Vida, que já está em sua segunda fase e tem como base o documento Aqua Fons Vitae e a encíclica Laudato Si, mostra a desafiadora dimensão do desenvolvimento sustentável que éum desafio para cada um de nós. Como nos diz o Papa Francisco na Laudato Si “todos precisamos de uma conversão ecológica”. É preciso que exista essa mudança de mentalidade e este compromisso em trabalhar pela resiliência das pessoas e pelo ecossistema em que nós vivemos”.

Dom Malaspina reconhece que muito já foi feito desde que o projeto Água Fonte de vida foi lançado, mas que dá para fazer mais, a partir da união conquistada com lideranças comunitárias, universidades e instituições de ensino superior, em todo Regional, e da valorosa referência do documento “Acqua Fons Vitae: Orientações sobre a água: símbolo do grito dos pobres e do grito da Terra”.

O bispo referencial, em entrevista, falou ainda sobre a urgente necessidade de aprofundar a compreensão sobre a Ecologia Integral: “É exigente as reflexões que temos que fazer. Promover essa educação e espiritualidade ecológica é uma tarefa missionária intrinsicamente vinculada a fé cristã, para todos e cada um de nós. Fazer com que a as pessoas possam entender e compreender não é tarefa fácil, são processos, como temos feito é um trabalho de formiguinha. Claro, já avançamos em alguns processos, por exemplo, buscando essa inter-relação através do diálogo, trabalhando a pastoral de conjunto, fazendo um percurso pedagógico de sensibilização pelos valores dos pobres da terra. Tudo é processo de sensibilização pela Ecologia Integral que é muito mais profundo que falar apenas de árvore ou só de um aspecto ou outro da ecologia, a ecologia é integral, trata a relação do homem com o meio ambiente em todas as suas dimensões”.

85ª Assembleia Regional Sul 1

Dom Eduardo Malaspina motivou o episcopado paulista, os padres  coordenadores diocesanos e as lideranças dos organismos  ligados à CNBB, presentes na 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo, a ampliar os trabalhos de proteção da “Casa Comum” que é, antes de tudo, garantir que os irmãos e irmãs, em especial os mais empobrecidos, tenham acesso às riquezas naturais existentes em favor de uma vida digna. O curso Água: fonte de vida está em andamento desde agosto de 2022 e para esta próxima etapa de formação contamos com cinco representantes de cada Arquidiocese e Diocese. A inscrição é muito fácil defazer, basta entrar no site do Regional Sul 1 da CNBB e na página principal procurar pelo Curso “Água:  fonte de Vida e clicar em Inscrições Abertas. O prazo para as inscrições encerra-se no dia 06 de agosto de 2023. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Com colaboração de Andrea Rodrigues dos Santos, Diocese de Campo Limpo I Comunicação Integrada Regional Sul 1