Skip to main content

Ordenação Episcopal

A Igreja é dinâmica e a cada renovação: esperança!

Cerimônia de ordenação episcopal e posse na Catedral Santuário Sagrada Família, reuniu um grande número de religiosos e religiosas, diáconos e os dois bispos eméritos.
 |  Marcelo Valladão  |  Diocese
Foto: Luis Carlos da Silva

A cerimônia, irretocável, de ordenação e posse de Dom Valdir José de Castro, ssp, que ocorreu no último 26 de novembro, na Catedral Santuário Sagrada Família, reuniu um grande número de religiosos e religiosas, diáconos e os dois bispos eméritos.

As irmãs da Congregação Mensageiras do Espírito Santo, entre orações e preces de intercessão, marcaram presença na celebração. “É uma alegria muito grande, acolher o novo bispo, a minha expectativa é a melhor possível”, afirmou a irmã Michele. Elas estão presentes na Diocese de Campo Limpo, desenvolvendo trabalhos pastorais e sociais. “Nós cuidamos de 140 crianças, no contraturno escolar, oferecemos alfabetização, ballet, aula de religião, informática e esportes. E sei que em breve, conheceremos nosso novo bispo”.

Diáconos, permanentes e transitórios também fizeram questão de conhecer o novo bispo. Os diáconos Luiz Menezes, já experiente na função, e o recém-ordenado, diácono Lucas Barboza são de gerações distintas, mas dividiam o mesmo sentimento, minutos antes da ordenação episcopal. “Desde que saiu a nomeação do monsenhor Valdir estava aguardando”, afirmou o diácono Menezes. “Temos muita esperança no trabalho que ele irá desenvolver”. Para o diácono Lucas, é um novo tempo que se inicia. “Hoje é uma alegria, estamos precisando de esperança, um novo tempo para superarmos tempos difíceis como esse da pandemia, é tempo de render graças a Deus por isso”.

O mais novo bispo emérito

Dom Luiz Antônio Guedes, esteve à frente da diocese por 14 anos, sempre discreto, quase avesso a entrevistas, ele revelou que o sentimento é de “missão cumprida”.

“Continuarei presente, ajudando e desenvolvendo as atividades que forem necessárias”, afirmou. Cada bispo com seu jeito particular, mas os três com grande carinho e reverência do povo de Deus.