Skip to main content

Romaria Diocesana

Campo Limpo realiza sua 29ª Romaria Diocesana a Aparecida

Com a volta dos romeiros ao Santuário Nacional, a diocese encerrou a Semana Nacional da Família com 15 mil diocesanos presentes.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Erica Viana

A Diocese de Campo Limpo realizou a sua 29ª Romaria a Aparecida. Com o tema “A alegria do retorno a casa”, a peregrinação contou com a participação de 15 mil romeiros e marcou o encerramento da Semana Nacional da Família, celebrada entre 14 e 20 de agosto.

A alegria e entusiasmo eram nítidos entre os participantes da romaria, depois de dois anos pandêmicos e restritivos de acesso ao público no Santuário Nacional. “A casa da Mãe” estava repleta de pessoas que celebraram a Solenidade do dia, a Assunção de Nossa Senhora e também o dia dedicado à vocação para a vida religiosa.

A primeira edição da romaria diocesana aconteceu em 1992 e só foi interrompida uma única vez, no ano de 2020, quando o isolamento total provocado pela pandemia da Covid-19 estava no auge e o isolamento era obrigatório. O número de ônibus que se encaminharam ao Santuário Nacional de Aparecida, provenientes das diversas paróquias da diocese neste ano foi de 275.

Via Lucis

Em um dia de céu nublado, sem a tradicional Via Lucis por conta das obras de melhorias na praça principal da basílica, uma programação diferenciada contou com outras maneiras de manifestação de fé e gratidão. “Parece que não vinha aqui há uma década, está tudo bem diferente e há novas programações propostas aos romeiros, como o passeio no rio Parnaíba, o que me fez conhecer um lugar novo”, relata Maria Etelvina, 48, em sua quinta romaria.

Missa

A celebração eucarística no Santuário Nacional para os romeiros diocesanos começou pontualmente às 10 horas da manhã e pode ser acompanhada virtualmente no canal TV Aparecida – Ao Vivo, pelo YouTube. A missa foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada por dezenas de padres das muitas paróquias que pertencem à diocese.
Dom Luiz saudou todos os diocesanos e todas as pessoas presentes no Santuário, no domingo em que a Igreja celebrou a Assunção de Nossa Senhora e o dia dedicado aos religiosos e religiosas.

Para a romaria particular de Campo Limpo, Dom Luiz mencionou o encerramento da Semana Nacional da Família, vivido nas paróquias da diocese em comunhão com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e que teve como tema: Amor familiar, vocação e caminho de Santidade.

“Uma semana marcada pela oração e pela reflexão para que se possa discernir, à luz da Palavra de Deus, sobre os novos desafios constantemente apresentados às nossas famílias”, disse Dom Luiz. O bispo incentivou “Façamos o firme propósito de deixar que Deus não seja substituído por coisas supérfluas nas nossas famílias”.

Lembrou ainda com carinho da vocação à vida religiosa, celebrada pela Igreja do Brasil no terceiro domingo de agosto. “Hoje queremos rezar também pela vocação religiosa, masculina e feminina tão presente e participativa em nossa diocese e em tantas outras. Coloquemos na docilidade das mãos de Nossa Senhora a vida de todos os consagrados e consagradas”.
Semana da Família pela diocese

A Semana Nacional da Família aconteceu na Diocese de Campo Limpo. Diversas paróquias de todo o território realizaram atividades com a proposta de levar as famílias a refletir sobre como o amor familiar e a vocação são caminhos de santidade.

Paróquia São José Operário

Todos os anos a paróquia São José Operário (forania Campo Limpo), que tem como pároco o Assessor da Pastoral Familiar, padre Francisco Glênio, realiza a Semana da Família. Desde o dia primeiro do mês de agosto, tendo como base novena do subsídio Hora da Família, proposto pela CNBB, foi meditado e rezado o terço mariano às 20 horas, contando com a transmissão ao vivo pelas redes sociais da paróquia. A cada dia uma família de paroquianos rezou e conduziu a oração. A Semana da Família, de 14 a 19 de agosto, contou ainda com palestras, missas e encontros que sempre proporcionam uma troca de experiência sem igual.

Paróquia São Luiz Gonzaga

A Paróquia São Luiz Gonzaga (forania Mirim-Guaçu) realizou, dos dias 15 a 18 de agosto, encontros para viver a Semana da Família. Este ano a paróquia resolveu viver essa experiência nas casas das famílias. Foram alcançadas 34 famílias do território paroquial e para os encontros foi utilizado o roteiro Hora da Família, proposto pela CNBB.
“Os momentos de partilhas foram importantes, percebemos que precisamos ouvir mais e não permitir que palavras negativas sejam jogadas ao vento. Temos que ser veículo de paz, de esperança e nunca proclamadores de discórdia. Sermos em nossas casas propagadores da união e levar isso por onde formos”, relatou Vânia dos Santos, 57 anos, participante da Comunidade São Lourenço.

No encerramento aconteceu a Festa das Famílias, um lindo momento para recolher as partilhas dos irmãos sobre os encontros nas casas e entregar tudo a Jesus na Eucaristia.

Paróquia São José

A Paróquia São José (forania Morumbi), no Paraisópolis, vivenciou os encontros do subsídio Hora da Família com mais de 100 famílias visitadas. Segundo a Pascom Paroquial, este ano o número foi relativamente menor com relação à última ação, antes da pandemia. A abertura da Semana aconteceu na Paróquia Santa Suzana no dia 15 de agosto, para toda a forania Morumbi. As atividades, missas nas casas, visitas e orações, aconteceram nos dias subsequentes, até o dia 20.


Notícias Relacionadas

27ª Romaria Diocesana a Aparecida encerra a Semana da Família com a participação de 30 mil romeiros

Milhares de peregrinos participaram da Romaria a Casa da Mãe Aparecida no encerramento da Semana Nacional da Família.

26ª Romaria a Aparecida leva 35 mil fiéis ao Santuário Nacional

Cerca de 35 mil peregrinos diocesanos participaram da Romaria a Casa da Mãe Aparecida, celebrando com grande alegria o encerramento da Semana Nacional da Família.