Skip to main content

Jubileu de Ouro

Cenáculo de Taboão da Serra completa 50 anos

A Casa de Retiros do Cenáculo, “montanha onde existe a paz e a esperança”, no município de Taboão da Serra, completou 50 anos despertando a vocação cristã como fundamento de todas as vocações.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Para celebrar o Jubileu de Ouro da Casa de Retiros Cenáculo de Taboão da Serra, as irmãs da Congregação de Nossa Senhora do Cenáculo, juntamente com a Fraternidade do Cenáculo, grupo de leigos e leigas que vivem o carisma da congregação em sua vida cotidiana, e a comunidade local, prepararam um tríduo que culminou no sábado, 15 de junho, com a celebração comemorativa do Jubileu. A Santa Missa foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres Iolando Maurício da Silva, Marcos Joaquim Patrício e Rogério Andrade Santeri.

No início da celebração, a irmã Terezinha Cota acolheu todos os presentes e destacou a alegria de toda a comunidade com a primeira visita de Dom Valdir. Aproveitou também para agradecer pelo impacto positivo que os diocesanos receberam com a publicação da Carta Pastoral – "Tudo por causa do Evangelho", há quase um ano.

cenaculo1
Dom Valdir em homilia no Jubileu dos 50 anos da Casa de retiros Cenáculo. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Na homilia, o bispo destacou a importância do conhecimento do Evangelho e da força recebida pelo Espírito Santo para ser testemunha de Cristo. Ele enfatizou a relevância da comunicação no caminho sinodal, afirmando que o caminhar junto só acontece quando há escuta. Comunidades sem comunicação não geram frutos e são estéreis, enquanto aquelas que se abrem ao diálogo e à escuta do Espírito são fecundas.

O bispo ressaltou a necessidade de escutar o Espírito, os irmãos e irmãs, a realidade à nossa volta, e as vozes dos sofridos, pobres e desesperançados. Ele afirmou que a comunicação está intimamente ligada à ação do Espírito e ao testemunho cristão.

Para as irmãs do Cenáculo, o bispo aconselhou manter-se firmes e atentas ao que diz o Espírito. Ele encorajou-as a abrir as portas para que as pessoas possam fazer a experiência do Cenáculo e, ao descerem deste ‘monte’, levem o Evangelho todos que encontrarem na ‘planície’.

No término da missa, na fraternidade de uma comunidade a serviço, foi oferecido almoço para todos os presentes.

A Casa de Retiros

Em 4 de abril de 1967, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Agnelo Rossi, abençoou a pedra fundamental da Casa de Retiro das Religiosas de Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo, que seria construída na Arquidiocese de São Paulo, no município de Taboão da Serra. O terreno foi doado pela Liga das Senhoras Católicas, em memória de Dom Duarte, fundador da Liga.

A casa foi inaugurada pouco mais de dois anos depois do lançamento da pedra fundamental, em 8 de junho de 1974, com uma celebração eucarística presidida por Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. Com mais de 300 pessoas presentes, a celebração aconteceu no hall da casa. Em sua homilia, Dom Paulo se referiu à Casa de Retiros do Cenáculo como "a montanha onde haverá a paz e a esperança".