Skip to main content

Diocese comemora os 60 anos de sacerdócio de Dom Emílio

Benfeitores, familiares e amigos de Dom Emílio estiveram presentes para prestigiá-lo e agradecer a Deus pela vida do bispo emérito da diocese.

 |  Gabriélle Cornélio  |  Diocese

Benfeitores, familiares e amigos de Dom Emílio estiveram presentes para prestigiá-lo e agradecer a Deus pela vida do bispo emérito da diocese.

Com os corações cheios de alegria a Diocese de Campo Limpo celebrou, no último dia 29, os 20 anos de dedicação da Catedral Sagrada Família, igreja mãe da diocese, que foi dedicada a Deus por Dom Lucas Moreira Neves. E os 60 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Emílio Pignoli.

A Catedral encheu-se rapidamente para realização da missa solene e contou com a presença do Dom Emílio Pignoli, Dom Luiz Antonio Guedes e Dom Pedro Carlos Cipolini – bispo de Santo André –, além dos padres, seminaristas e toda assembleia de nossa diocese.

Nascido na Itália, Dom Emílio nos contou que seu maior desejo quando decidiu vir ao Brasil era de servir mais a Deus e logo quando assumiu a diocese percebeu a grande necessidade de construir uma grande casa-mãe que, além de abrigar confortavelmente os fiéis, fosse também um sinal visível da unidade da igreja e as vida litúrgica da diocese.

Homilia

A homilia foi proferida pelo padre Sérgio Bonassa, pároco da Paróquia Cristo Rei, que neste ano completou 65 anos de ordenação sacerdotal. Durante a homilia, bastante enfática sobre o sacerdócio e a trajetória de Dom Emílio como sacerdote, padre Sérgio lembrou que o bispo emérito, além de exercer com solicitude o sacerdócio, teve a oportunidade de ordenar 137 sacerdotes para a Igreja. Estes são alguns dos frutos do ministério exercido por Dom Emílio ao longo destes 60 anos. 

Mais do que isso, explica padre Sérgio, Dom Emílio conseguiu realizar aquilo que o atual bispo, Dom Luiz, já dizia outrora numa de suas homilias:  "É necessário que vivamos de tal forma que o rosto de Cristo se torne visível em nós para os que se acheguem em nós possam encontra-lo em nós". 

Exposição

Foi inaugurada, pouco antes da Missa, a Exposição "60 anos consolidando vocações", retratando diversos momentos da vida sacerdotal de Dom Emílio. Ele próprio teve a oportunidade de prestigiar a exposição. Animado, explicava aos fieis algumas das fotografias ali expostas, relembrando diversas histórias que marcaram seu ministério. A exposição deve ficar na Catedral até o dia 20 de agosto. Em seguida, deve partir para outras paróquias que solicitarem a exposição. 

Perdeu a Missa? Clique aqui e assista na íntegra em nosso canal do Youtube