Região Episcopal 1 celebra Jubileu com grande participação dos fiéis
No último sábado, 29 de março, a Região Episcopal 1, da Diocese de Campo Limpo, celebrou com entusiasmo e devoção seu Jubileu Temático. A região é composta pelas foranias Campo Limpo, São José e São Luiz. A celebração reuniu centenas de fiéis em um ato de fé e comunhão. Durante o Ano Santo, a Diocese prevê a realização de 21 Jubileus Temáticos, incluindo os das quatro Regiões Episcopais, buscando reacender nos corações dos fiéis a virtude da esperança cristã, tão necessária nos tempos atuais.

Peregrinação e celebração litúrgica
A Peregrinação da Região Episcopal 1 começou na Cáritas Campo Limpo, que tem feito a acolhida em seu espaço de todas as celebrações jubilares, localizada a 250 metros da Catedral Sagrada Família, única Igreja Jubilar na Diocese. Padre Rodolfo Camarotta, pároco da paróquia Sagrado Coração, animou a celebração. Fiéis das 34 paróquias que compõem a Região Episcopal 1 caminharam juntos, acompanhados por sacerdotes, vigários e diáconos permanentes. Durante o trajeto, salmos e cânticos reforçaram o clima de oração e reflexão espiritual.

O bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, acolheu os peregrinos na quadra da Cáritas, onde deu início ao rito que precedeu a caminhada penitencial. A procissão foi conduzida em um espírito de contrição e esperança e simboliza a jornada espiritual dos fiéis em busca da misericórdia divina, um ato penitencial.
Na chegada à Catedral, Dom Valdir ergueu a Cruz Peregrina e, diante da multidão, proclamou: "Salve, Cruz de Cristo, única esperança". Em seguida, depois que a multidão de fiéis entrou e se acomodou, dirigiu-se à Fonte Batismal, abençoou a água e aspergiu a todos, recordando a purificação espiritual que o Ano Santo propõe aos católicos.
A celebração eucarística contou com a presença de 33 padres, entre eles os vigários forâneos pe. Bruno Rodrigues de Toledo (forania São José) e frei André Ferreira de Souza (forania São Luiz), além do vigário episcopal da Região 1, monsenhor João Batista de Carvalho.
Homilia: Chamado à comunhão e à conversão
Durante sua homilia, Dom Valdir enfatizou a importância da comunhão entre os membros da Igreja e a unidade na comunidade eclesial. "Não existe paróquia, comunidade ou forania isolada. Cada um tem uma realidade própria, mas devemos e podemos caminhar juntos, como Igreja", afirmou o bispo.

O bispo também ressaltou a necessidade de conversão, inspirando-se na parábola do Filho Pródigo, narrada no Evangelho do dia. Ele convidou os fiéis a reverem suas vidas e a buscarem a reconciliação com Deus e com o próximo. "Devemos nos tornar ministros da reconciliação e peregrinos da esperança, mesmo diante dos desafios. Jesus, expressão misericordiosa do Pai, é a nossa esperança. O Jubileu é também um convite para que abramos as portas a Jesus para com Ele aprender a perdoar, a amar e a ter misericórdia", afirmou..
Unidade e encerramento
Antes da bênção final, monsenhor João Batista de Carvalho, vigário episcopal da Região 1, ressaltou a importância da unidade e do compromisso pastoral na missão da Igreja. Ele destacou que a Região Episcopal 1 é uma verdadeira terra de missão, onde a pobreza material e espiritual exigem um atendimento permanente e dedicado. Monsenhor João Batista expressou gratidão ao Papa Francisco pelo olhar misericordioso ao convocar a Igreja para um caminho sinodal e ao bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, pelo zelo pastoral e proximidade com os sacerdotes e fiéis da Diocese.

Ele também reforçou a necessidade do apoio mútuo entre os padres, diáconos e leigos para enfrentar os desafios da evangelização, enfatizando que o trabalho pastoral só é possível com comunhão e colaboração. “Muitas vezes nos sentimos cansados, mas felizes, pois vemos nosso trabalho gerar frutos. No coração do povo há uma força extraordinária de superação”, declarou. Por fim, reafirmou o compromisso de todos como "Peregrinos da Esperança", chamados a iluminar o caminho com a luz de Cristo e a viver plenamente a missão da Igreja.
A celebração do Jubileu da Região Episcopal 1 reafirmou o compromisso da Diocese de Campo Limpo com a vivência plena do Ano Santo. Como destacou o Papa Francisco, o Jubileu é um momento de encontro vivo com Cristo, permitindo que a esperança e a misericórdia guiem a caminhada de todos os fiéis.
O próximo Jubileu acontecerá no Parque Ecológico da Guarapiranga – Jubileu Diocesano da Ecologia Integral, no dia 31 de maio às 10h.
