Skip to main content

Dia Mundial da Vida Consagrada

Dom Valdir: A Vida Consagrada não forma uma elite, mas é uma porção do povo de Deus para o povo de Deus

Para agradecer a Deus por tantos carismas e dons espalhados no território Diocesano de Campo Limpo, na festa da Apresentação do Senhor, uma celebração em ação de graças pelo Dia Mundial da vida Consagrada encheu a Catedral Sagrada Família.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No dia 2 de fevereiro, festa litúrgica da Apresentação de Jesus, a Igreja também celebrou o 27º Dia Mundial da Vida Consagrada. Este ano, o tema refletido foi: ‘ Irmãos e Irmãs para a missão’, que encontrou consonância com o 3º Ano Vocacional no Brasil, que reflete durante todo o ano de 2023 o tema: ‘Vocação: graça e missão’.

Para render graças a Deus por tantos carismas e dons espalhados no território Diocesano de Campo Limpo, uma celebração Eucarística, na Catedral Sagrada Família, às 20 horas, reuniu um grande número de fiéis leigos, membros de Institutos e Congregações religiosos, além das diversas  Associações privadas de fiéis.

Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano presidiu a celebração que contou ainda com a concelebração de padres diocesanos e padres religiosos que, colocam a disposição seus dons e carismas nesta diocese.

Na Igreja Católica, a vida consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver, de forma individual ou em comunidade, os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida. Hoje inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.

Homilia

No início da sua homilia, Dom Valdir convidou a render graças por este dia e falou sobre em que contexto está a vida consagrada: “Uma vida consagrada não é uma vida fora do contexto do povo de Deus, não forma uma elite, a vida consagrada é uma porção do povo de Deus para o povo de Deus”.

Explicou ainda sobre a motivação histórica deste dia. Recordou a iniciativa de São João Paulo II que o instituiu, justamente na Apresentação do Senhor. A celebração acontece 40 dias depois do nascimento do Divino Mestre, sendo que no Ocidente também é chamda de festa da Luz. “Jesus anunciado como a luz por Simeão, que reconheceu a luz de Jesus movido pelo Espírito Santo e apontou o Cristo, Cristo Luz, Jesus como luz para iluminar as nações”.

Fez ainda um contraponto com a visão cristã oriental desta festa, que a interpreta como Festa do Encontro, um ponto de vista que, segundo Dom Valdir, serve também para nós. “Hoje celebrando a Vida Consagrada, é importante refletir sobre o encontro. Ana e Simeão encontram Jesus, mas também Maria e José encontram Ana e Simeão, um encontro de alegria. Ali o Espírito de Deus presente ilumina todos esses personagens, onde está Jesus, acontece o encontro, onde não tem Jesus acontece a divisão”.

Dom Valdir recordou ainda sobre o tema do ano vocacional no Brasil e falou sobre vocação como graça de Deus, graça como luz que ilumina a missão que promove o encontro: “Vocação, graça e missão: Graça é luz e luz é encontro. Missão é sair de si e ir à busca do outro, sendo uma Igreja em saída que anuncia o Evangelho e dá testemunho desta Palavra, promovendo o encontro, dos que por nossa vida passam, com Jesus.”

E falando dos diversos carismas exortou a viver a missão nas diferenças: “Muito importante na missão é a riqueza de carismas. Cada congregação, ordem religiosa, associação, tem como missão evangelizar a luz do carisma que recebeu de Deus por meio dos fundadores, em tanta diversidade é preciso viver a missão na unidade, respeitando as diferenças. O Espírito Santo age nas diferenças construindo unidade se nos deixamos unir ao essencial, que é Jesus.”

E ao final convocou toda a vida consagrada e religiosa para unidos, participar da caminhada da Igreja Diocesana: “Convoco toda a vida consagrada e religiosa para juntos, com todo o povo de Deus, participar deste caminho sinodal que a Igreja de Campo Limpo já esta percorrendo, para crescermos juntos na unidade, respeitando a diversidade de carismas e de dons. Vamos caminhar assim? Que o Espírito Santo nos ajude a seguir nesta missão.”

3º Ano Vocacional

N a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida em 2022, foi aprovada a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil, que teve sua abertura em 20 de novembro de 2022 e terá várias iniciativas para reflexões pelas dioceses até 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” e considerando as sugestões e reflexões nas várias reuniões, o tema escolhido pela comissão para este terceiro ano foi: “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 


Notícias Relacionadas

O Papa: a vida consagrada não pode faltar na Igreja e no mundo

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (07/11), na Sala Clementina, no Vaticano, a comunidade do Instituto de Teologia da Vida Religiosa Claretianum pelos seus cinquenta anos de fundação.