Skip to main content

Primeiro ano de Ordenação Episcopal

Dom Valdir celebra um ano de ordenação episcopal e posse como terceiro bispo da Diocese de Campo Limpo

Na ocasião, a imagem do Beato Tiago Alberione, fundador dos Paulinos, congregação da qual dom Valdir faz parte, foi entronizado na Capela da Catedral Sagrada Família.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Na tarde do último domingo, 26 de novembro, durante a Solenidade de Cristo Rei do Universo, Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, comemorou o primeiro ano de sua ordenação episcopal e posse canônica na Diocese de Campo Limpo.

A celebração ocorreu na Catedral Diocesana Sagrada Família, reunindo não apenas membros do clero diocesano, mas também representantes de diversas pastorais, leigos e leigas. A presença expressiva de padres, religiosos e religiosas da família paulina, incluindo o Superior Geral do Brasil, Padre Claudiano Avelino dos Santos, destacou a importância da data.

No início da celebração, dom Valdir agradeceu a presença de todos e fez uma menção honrosa ao primeiro bispo diocesano, Dom Emílio Pignoli, que no alto dos seus 90 anos e pelas impossibilidades causadas pela idade já não participa de momentos como este: “tenho certeza que se pudesse ele estaria aqui conosco, rezemos também por sua vida e saúde, no próximo mês ele completará 91 anos de idade”. Agradeceu ainda, a presença amiga de Dom Luiz Antônio Guedes, seu antecessor, que agora emérito, continua a servir pastoralmente na diocese.

Em sua homilia, falou sobre Cristo Rei do Universo, solenidade do dia, exaltou a majestade de Jesus que é o único rei que tem como trono uma cruz e na cabeça uma coroa de espinhos e que governa como Bom Pastor: “Esse rei que não tem uma coroa de ouro, mas de espinho, coloca como regra fundamental do seu reinado o amor. O amor a Deus, ao próximo. É para um reinado de amor que todos somos convidados. O rei que usa uma coroa de espinhos é alguém que sofre para nos libertar e dá a todos nós uma vida nova. É o rei que não fica sentado no trono, mas é um rei em saída, buscando cada uma de suas ovelhas, promovendo e vivendo o amor”.

Falou ainda sobre as realidades vistas em seu primeiro ano: “Neste primeiro ano que estou aqui, me coloco a pensar: Quantos os rostos que temos aqui nesta imensa diocese, quantas realidades? Eu já vi muitas destas realidades e ainda verei tantas outras, são muitas não? Muitas e contrastantes. Muitas pessoas vivendo nas periferias, outras tantas mais no centro, ricos, pobres. Como levar o Evangelho a todas as realidades, como instaurar o Reino de Deus a partir das nossas ações, das nossas motivações, como responder a todas essas necessidades? Jesus. É preciso ter Jesus como guia. Aquele que sai, que entra nas casas, que tocas as feridas e que busca transformar a realidade”.

Após a solene celebração eucarística e antes da benção final, um momento de grande expectativa tomou lugar na Capela da Catedral: a entronização da imagem do Bem-aventurado Tiago Alberione, ilustre fundador dos Paulinos. Este momento especial foi aguardado com entusiasmo por todos que, ao longo do primeiro ano de pastoreio do bispo Paulino, têm sido frequentemente cativados por histórias inspiradoras sobre o venerável fundador. A entronização da imagem não apenas enriqueceu a experiência espiritual da comunidade, mas também simbolizou a contínua conexão com a tradição e os valores representados por Tiago Alberione na jornada pastoral de Dom Valdir.

A imagem, cuidadosamente confeccionada por uma empresa especializada em imagens sacras, ocupou um lugar de destaque na Capela da Catedral. Com um metro, a escultura não apenas representa visualmente o Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador dos Paulinos, mas esta, especificamente, carrega consigo uma relíquia de primeiro grau, adicionando um toque sagrado à veneração.

paulinos7
Imagem do Beato Tiago Alberione entronizada na Capela da Catedral Sagrada Família. — Imagem: Erica Viana e Marcus Simi.

Junto à imagem, painéis informativos foram estrategicamente dispostos, oferecendo aos fiéis a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a vida e obra de Tiago Alberione. Esses painéis narram a trajetória do notável apóstolo da comunicação, proporcionando uma imersão na sua contribuição significativa para a fé e a oração pela sua santificação. Essa iniciativa visa enriquecer a experiência espiritual dos devotos que visitam a Capela, oferecendo um contexto mais amplo e inspirador sobre a figura venerada.

Como parte das homenagens dedicadas a Dom Valdir, um vídeo produzido pelo Vicariato para a Comunicação Social da diocese foi apresentado, proporcionando, em poucos minutos, uma retrospectiva do inaugural ano de sua liderança pastoral. A exibição do vídeo durante a ocasião especial foi marcada por momentos reflexivos, celebrações e expressões de reconhecimento vindas da comunidade diocesana. Foi uma oportunidade significativa para a comunidade refletir sobre os esforços incansáveis do bispo ao longo desse período, reconhecendo e celebrando suas contribuições valiosas para a vida e missão da diocese.

 


Notícias Relacionadas

Como membro do Dicastério para a Comunicação, Dom Valdir participou da audiência hoje com o Papa por ocasião da Plenária do organismo.
Em cerimônia inédita celebrada na Catedral, Dom Valdir é ordenado e Diocese de Campo Limpo recebe seu novo bispo diocesano, o seu terceiro desde a sua criação.