Skip to main content

Visita Pastoral

Dom Valdir inicia sua primeira visita pastoral

Essa ação apostólica é um momento de graça especial, refletindo o gesto de Jesus Cristo ao encontrar-se com seu povo, conforme ressaltado na Exortação Pós-sinodal Pastores Gregis, número 46.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Com apenas um ano e meio à frente da Diocese, Dom Valdir José de Castro, ssp, lançou-se às visitas pastorais, marcando um compromisso com a caridade pastoral, conforme destacado na Constituição Dogmática Lumen Gentium, número 23. Essa ação apostólica é um momento de graça especial, refletindo o gesto de Jesus Cristo ao encontrar-se com seu povo, conforme ressaltado na Exortação Pós-sinodal Pastores Gregis, número 46.

Itapecerica da Serra foi escolhida para ser a primeira forania a receber as visitas. Entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Dom Valdir visitou três territórios paroquiais: paróquia Santo Antônio de Pádua, do distrito de Barnabés; as paróquias Nossa Senhora das Dores e Santa Rita, de Juquitiba.

Os dias foram intensos e repletos de atividades, permitindo ao bispo diocesano conhecer de perto a realidade das paróquias e comunidades no território rural da vasta diocese. Dom Valdir já havia visitado essas três paróquias anteriormente para celebrações durante seu primeiro ano como bispo.

Ao lado dos párocos, o bispo dedicou-se a vivenciar de perto a realidade dos fiéis, celebrando missas, visitando enfermos, promovendo encontros e compartilhando palavras de encorajamento. Sua presença foi acolhida com entusiasmo e gratidão pelos paroquianos, que encontraram inspiração em suas palavras e gestos de proximidade.

Nas três missas presididas no último dia da visita, domingo, nas matrizes paroquiais, Dom Valdir expressou sua gratidão pelo carinho e os gestos calorosos dos paroquianos ao longo dos quatro dias.

O padre Sebastião Gomes Neto, pároco da paróquia Nossa Senhora das Dores e vigário episcopal da Região 2, ressaltou que a visita pastoral do bispo à paróquia é sempre um momento de alegria, festa e proximidade. Padre Gilberto Silvestre da Silva, pároco em Barnabés, destacou que a visita pastoral é uma oportunidade de estreitar os laços de paternidade do bispo e a proximidade dos irmãos e irmãs junto dele.

Mais do que cumprir normas do Direito Canônico e desempenhar sua vocação de pastor, Dom Valdir buscou estar com o povo, conhecer a realidade das comunidades e adentrar as casas. Ele afirmou: "É uma oportunidade única e um tempo de graça para estar, dialogar e celebrar com as comunidades".

Hospedado na casa paroquial da paróquia Santa Rita, Dom Valdir pôde experimentar, desde cedo até a noite, a realidade dessa porção de seu rebanho, que se desloca por quilômetros para trabalhar ou estudar em cidades vizinhas ou simplesmente cultivam em seu pedaço de terra.

visita
Assembleia paroquial. — Imagem: Arquivo Pessoal.

Durante a visita, Dom Valdir também conheceu a Casa Terapêutica Mãe que Acolhe, no território da paróquia Santa Rita, fundada em 15 de janeiro de 2007. A instituição oferece ferramentas necessárias para a busca pela sobriedade, com acompanhamento de profissionais e apoio psicológico.

No encerramento da visita pastoral, celebrada nas três paróquias no domingo, 18 de fevereiro, foram numerosos os testemunhos de diocesanos e centenas de demonstrações de carinho, refletindo a proximidade causada pela visita. Não é exagero dizer que o pequeno município parou com essa visita.

Nas homilias das três missas, durante o primeiro domingo da Quaresma, Dom Valdir incentivou todos a viverem este tempo de conversão sem perder a oportunidade de uma mudança de vida. Ele enfatizou a importância de silenciar, fazer o deserto, para viver profundamente com Jesus. Apesar das tentações, Dom Valdir exortou a não serem "diabólicos", ou seja, pessoas que dividem. Ele destacou a necessidade de renunciar a tudo o que divide, mantendo uma conexão íntima com Deus para viver a ressurreição, lembrando que Jesus ressuscitou por amor, e é essencial viver esse amor.

visita5
Dom Valdir em momento da homilia na Paróquia Santo Antônio . — Imagem: Andrea Rodrigues.

No encerramento das homilias, aproveitando o motivo da visita pastoral, Dom Valdir falou sobre o significado do seu báculo, que remete ao cajado dos pastores e, biblicamente, evoca os grandes líderes do povo de Deus. Em seu báculo, muito auto-explicativo, nota-se a figura de São Paulo que olha para Jesus e Jesus olha o povo. “Eu sou Paulino, e vemos aqui São Paulo que olha as pessoas com os olhos de Jesus e esta é também a nossa missão, olhar as pessoas com os olhos de Jesus. O processo de conversão é também o de olhar o mundo, as pessoas, o pobre, com os olhos de Jesus, meus olhos e coração são os olhos de Jesus?”.

A forania Itapecerica da Serra tem doze paróquias e as próximas visitas pastorais acontecerão nas paróquias Jesus de Nazaré, no bairro do Santa Júlia e no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, centro de Itapecerica da Serra, entre os dias 07 e 10 de março.