Skip to main content

Dicastério para a Comunicação

Dom Valdir participa de plenária do Dicastério para a Comunicação em Roma

O bispo eleito para a diocese de Campo Limpo, Monsenhor Valdir José de Castro, participou entre os dias 10 e 12 de novembro em Roma da sua primeira plenária do Dicastério para a Comunicação como membro nomeado.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Arquivo Pessoal

Monsenhor Valdir José de Castro, nomeado terceiro bispo para a Diocese de Campo Limpo em 14 de setembro, participou entre os dias 10 e 12 de novembro da Plenária do Dicastério para a Comunicação, em Roma, organismo do qual também é membro nomeado desde outubro deste ano.

A plenária do organismo acontece a cada dois anos. Sua última edição aconteceu em setembro de 2019 e, por conta da disseminação do coronavírus, precisou ser reagendada de 2021 para novembro de 2022. Com o tema principal: “Sínodo e comunicação: um caminho a ser desenvolvido”, o evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas: os membros, entre eles bispos e arcebispos, os superiores do dicastério, prefeito, secretários e diretores e os consultores.

O encontro foi conduzido pelo prefeito do Dicastério de Comunicação, o jornalista Paolo Ruffini e dois conferencistas ajudaram na reflexão do tema principal: o professor Derrick De Kerckhove, doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá e doutor em Sociologia da Arte pela Universidade de Tours, França e Felicia Wu Song, socióloga cultural que estuda o lugar das tecnologias digitais na vida contemporânea, formada em História, Estudos de Comunicação e Sociologia pela Yale, Northwestern e Universidade de Virginia (EUA).

Sobre a sua participação, monsenhor Valdir revela que ficou extremamente satisfeito com as reuniões: “Gostei muito, vivenciei esses dias sentindo que o espaço [da plenária] não pretende só pensar em ação, ou seja, na organização das estruturas da comunicação, isto também, mas, sobretudo refletir a comunicação, o pensar comunicação, o diálogo que culmina no encontro com o outro”. 

Na manhã do último dia do encontro, o Papa Francisco recebeu todos os participantes da plenária em audiência e falou, em um discurso espontâneo, sobre a valorização do aspecto humano, sobre o aspecto das relações e que a comunicação não é uma via de mão única: “a comunicação deve ser um caminho de fala que vai e vem, ou seja eu falo, mas também escuto o que o outro tem a dizer, só assim se pode criar um diálogo. A comunicação de direção única é a do papagaio. Veja, o papagaio fala, fala, fala e não quer saber o que o outro tem a dizer, não sejamos papagaios”.

Em seu discurso oficial aos participantes da Assembleia Plenária do Dicastério para a Comunicação, o Papa reforçou que primeira tarefa da comunicação deve ser tornar as pessoas menos solitárias. “O Sínodo não é um simples exercício de comunicação, nem uma tentativa de repensar a Igreja com a lógica das maiorias e das minorias que devem chegar a um acordo. Esse tipo de visão é mundana e segue o padrão de muitas experiências sociais, culturais e políticas. Ao contrário, a essência do caminho sinodal reside numa verdade fundamental que nunca devemos perder de vista: ele tem por objetivo escutar, compreender e pôr em prática a vontade de Deus”.

Monsenhor Valdir teve ainda a oportunidade de cumprimentar o Papa Francisco ao final da audiência e recebeu do Santo Padre, que recordou da proximidade da sua ordenação, uma benção especial para si e para os diocesanos de Campo limpo.


Notícias Relacionadas

Papa Francisco nomeia Dom Valdir José Castro, ssp, membro do Dicastério para as Comunicações. Monsenhor Valdir tem uma vasta formação na área da comunicação.
O suspense pelo nome do terceiro bispo diocesano teve fim no dia 14 de setembro com a nomeação de Mons. Valdir José de Castro, ssp. Leia a entrevista que gentilmente concedeu a este portal.
Como membro do Dicastério para a Comunicação, Dom Valdir participou da audiência hoje com o Papa por ocasião da Plenária do organismo.