Dom Valdir visita Hospital M’Boi Mirim e reforça proximidade da Igreja com os enfermos
Na manhã do dia 28 de agosto, o Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch, no Jardim Ângela, recebeu a visita do bispo diocesano de Campo Limpo, Dom Valdir José de Castro. Acompanhado pela diretoria do hospital, por representantes da equipe hospitalar, pela coordenadora da Pastoral da Saúde, Maria Benícia Russo, e por agentes pastorais, Dom Valdir percorreu diferentes espaços da instituição, conhecendo de perto a rotina de pacientes e colaboradores.
Logo ao chegar, o bispo expressou sua gratidão pelo espaço oferecido para atendimentos espirituais e pela abertura ao diálogo com a Igreja. “A presença da fé dentro de um hospital é sempre uma forma de alento e proximidade. Muitos enfermos pedem a visita religiosa, e é bonito ver essa disponibilidade de acolhimento”, destacou.

Um olhar integral para a saúde
A visita também abriu espaço para uma reflexão sobre a importância do cuidado integral, físico, emocional e espiritual, aos pacientes. A diretoria do hospital manifestou o desejo de instituir oficialmente um serviço de capelania, especialmente diante da recente criação de um andar dedicado a cuidados paliativos. O objetivo é que tanto pacientes quanto colaboradores possam encontrar, nesse serviço, apoio espiritual, oração e acompanhamento.
Michelle Zuppa, coordenadora da experiência em saúde, ressaltou a relevância da proposta: “Trabalhar em um ambiente hospitalar é pesado. Então, trazer essa pausa e acolhimento será muito bem-vindo”.
Humanização e espiritualidade
Ao longo do percurso, Dom Valdir visitou as alas de cuidados paliativos infantil e adulto, aproximando-se dos enfermos com palavras de esperança e bênçãos. O gestor de saúde, Genésio, que há 15 anos atua no hospital, fez questão de partilhar seu testemunho de dedicação: “Tenho carinho pelo que faço e sigo comprometido em buscar melhorias, consciente das necessidades da população que atendemos”.
Espaço ecumênico e futuro da capelania
O hospital já conta com um espaço ecumênico, aberto a celebrações, orações e momentos de espiritualidade. A proposta agora é organizar um cronograma permanente de atendimentos e atividades religiosas, de modo a garantir acompanhamento da Igreja Católica de modo mais contínuo.
Antes de encerrar a visita, Dom Valdir agradeceu à diretoria pela acolhida e reforçou o compromisso da Diocese em permanecer próxima: “A Igreja deseja estar onde as pessoas mais precisam. Essa parceria é um sinal de cuidado e de esperança”.
O hospital
Inaugurado no dia 08 de abril de 2008 pela Prefeitura de São Paulo, o Hospital Municipal M’Boi Mirim é referência na Zona Sul. Com atendimento 100% SUS, é gerido pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. A estrutura soma 27 mil m² distribuídos em cinco pavimentos e 336 leitos, oferecendo atendimento de alta complexidade a milhares de pessoas da região.
