Skip to main content

COMIRE

Encontro da Sub-Região São Paulo do COMIRE aconteceu na Diocese de Campo Limpo

Participantes das oito dioceses que fazem parte da Sub-Região São Paulo estiveram no primeiro encontro do Conselho Missionário Regional de 2023, acolhido pela Diocese de Campo Limpo.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Diocese de Campo Limpo na manhã do dia 01 de abril o 1º Encontro Missionário da Sub-Região São Paulo do COMIRE (Conselho Missionário Regional) de 2023.

O COMIRE é um organismo do Regional da CNBB formado por representantes das entidades missionárias que atuam no Regional e pelos coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs).

Padre André Vascon, Assessor Diocesano da Ação Missionária, recebeu os mais de 150 participantes da sub-região composta pelas dioceses de Osasco, Campo Limpo, Santo Amaro, Santo André, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Santos, São Miguel Paulista e a Arquidiocese de São Paulo. O Coordenador de Pastoral, padre Marcos Joaquim Patrício, deu boas-vindas a todos.

O encontro foi marcado por momentos formativos, que teve como tema: ‘Corações ardentes pés a caminho’, com a Irmã Elizabete Ana Rodrigues, da Congregação Missionária da Imaculada (PIME), e, sobretudo por partilhas sobre atividades missionárias nas dioceses e as que aconteceram na região de Pemba, em Moçambique.

Padre Salvador Maria Rodrigues de Brito, da Diocese de Guarulhos, testemunhou o sonho realizado de ser missionário AdGentes. Ele foi o primeiro enviado em missão pelo Regional Sul 1 da CNBB a Moçambique. Sua experiência resultou em um livro: "Uma Missão de Fé - que transformou para sempre a minha cosmovisão", lançado em 2022. “O missionário é sinal visível da misericórdia e esperança de Deus encarnado. Não posso ter o direito de pensar só em mim, e não pensar no povo que não tem ninguém. Fui inspirado desde a infância pelas missões que eu presenciava do padre da minha cidade natal”, relata.

O casal Cesar Henrique Campos e Rosani Campos, da Diocese de Santos, contaram suas experiências missionárias na Diocese de Pemba, onde estiveram por nove meses em 2019, antes do agravamento da pandemia do Covid-19. Eles aguardam novo visto para voltarem mais uma vez como missionários.

Helena Pereira de Lima Santos, 66, Diocese de Guarulhos, acaba de voltar de uma experiência missionária na Diocese de Pemba, onde esteve por cinco anos: “Fui convencida em 5 minutos, fiquei 5 anos, a missão é fazer aquilo que Deus pede”.

O encontro teve o encerramento com a Santa Missa na Catedral Sagrada Família, presidida pelo Bispo da Diocese de Osasco e Presidente da Ação Missionária da Sub-Região São Paulo, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm, Dom Valdir José de Castro, bispo da Diocese de Campo Limpo e outros padres das dioceses que fazem parte do sub-regional.

COMIRE 83
Dom João Bosco celebra ao lado de Dom Valdir José de Castro, missa de encerramento do encontro. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Em sua homilia dom João enfatizou a importância de ter o coração ardente para por os pés a caminho: “Somos os ‘Lázaros’ da atualidade, chamados a sair do ‘túmulo do nosso comodismo’ para viver a proposta de vida com Cristo. Quanto mais nos colocamos conscientes desse chamado, mais nos tornamos incômodos para os sacerdotes dos templos dos diversos ídolos de hoje, dos ‘doutores da lei’ que apenas cospem doutrinas. Pessoas com o coração ardente de Cristo deixa as autoridades do mundo apavorados, foi assim com os primeiros cristãos”.

E finalizou motivando a vivência de uma Semana Santa de ‘ressurreição’ para todos os cristãos: “Estamos prestes a vivenciar a Semana Santa, que não seja apenas de calendário, mas que nos recorde que fomos ressuscitados com Cristo e por essa mesma ressurreição, todos nós, temos corações ardentes paara sair a caminho e chegar ao mundo que anda tão dilacerado, pela fome, pelas injustiças, pela vitória dos prepotentes. Vamos recomeçar com alegria esse tempo vocacional, tempo sinodal, tempo de caminhar juntos encontrando novas motivações, para cada um de nós pessoalmente, mas aí descobrir a força que nos faz caminhar como Igreja”.

O encontro foi encerrado com um almoço em que, todos com os corações ardentes e tantas novas ideias puderam confaternizar uma vez mais seus anseios para a evangelização.

A comissão organizadora agradece a todos os colaboradores voluntários que de muitas formas fizeram o encontro acontecer.

 


Notícias Relacionadas

COMIDI disponibiliza arquivos para download do Mês Missionário Extraordinário

“Proclamo um Mês Missionário Extraordinário para outubro de 2019 […] A fim de que todos os fiéis tomem verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras”. (Papa Francisco, Carta por ocasião do centenário da promulgaç...

COMIPA: Sinal de conversão

No sábado, 03 de novembro, uma equipe do COMIDI de Campo Limpo assessorou o encontro de formação missionária para as paróquias da Diocese de Santos. O encontro foi organizado pelo próprio COMIDI local que também indicou como tema a implantação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs). A p...

COMIDI Campo Limpo em missão além fronteira na Bahia

O Conselho Missionário Diocesano, depois de um ano de preparação, embarcou com 60 missionários rumo a Iguaí para a missão além fronteiras 2023.