Skip to main content

Esquenta para Aparecida: Romaria a pé diocesana teve dia de preparação no feriado

Um grupo de peregrinos realizou uma caminhada em preparação da 1ª Romaria para Aparecida a pé da Diocese de Campo Limpo que acontecerá dos dias 06 a 11 de outubro. Os 24 km foram percorridos no feriado de sete de setembro por cinquenta pessoas.

 |  Redação  |  Diocese

Um grupo de peregrinos realizou uma caminhada em preparação da 1ª Romaria para Aparecida a pé da Diocese de Campo Limpo que acontecerá dos dias 06 a 11 de outubro. Os 24 km foram percorridos no feriado de sete de setembro por cinquenta pessoas.

No feriado de sete de setembro o grupo de romeiros que fará a 1ª Caminhada de Fé Diocesana ao Santuário Nacional, se reuniu para fazer o dia do ‘Esquenta para Aparecida’. A idéia era ‘experimentar’ um dia de caminhada em simulação a romaria a pé que os cerca de 50 peregrinos farão a partir de 06 de outubro, saindo da Catedral Diocesana e indo até Casa da Mãe Aparecida no Vale do Paraíba Paulista, distante 190 km.

Às 7 horas da manhã aos pés de Nossa Senhora Aparecida, padre Marcos Patrício, idealizador da caminhada e peregrino pelo segundo ano, rogou as bençãos de Deus e proteção a todos os presentes, abençoou a imagem peregrina e em seguida, depois da foto oficial na escadaria da igreja, o grupo seguiu rumo ao Seminário Maria Mater Ecclesiae, em Itapecerica da Serra, destino final e ponto para o retorno.

O trajeto, ida e volta, com um total de 24 quilômetros, teve paradas para hidratação, para café da manhã, oração do Santo Terço e canções dedicadas a Mãe Aparecida. Com muita animação e interação, o caminho foi sendo percorrido de quilometro em quilometro com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida sempre à frente, em um revezamento espontâneo dos peregrinos.

“É uma honra poder carregá-la. Eu levei várias vezes, ela vinha automaticamente para mim, parecia saber dos meus problemas. No final, senti como se um peso tivesse saindo dos meus ombros. Glória Deus!”, relatou emocionada Carmen uma das peregrinas.

Perto das 11h da manhã o grupo chegou ao Seminário onde aconteceu a celebração da missa em agradecimento e a pausa para o almoço antes do retorno. Em sua homilia, padre Marcos aproveitou a leitura do dia para falar sobre a fidelidade do povo de Deus: “Não podemos nos esquecer que tudo vem de Deus, devemos pedir a Ele força para nossa caminhada e entregar a Mãe as nossas preocupações, ela que intercede por seus filhos, estará conosco nesta peregrinação”. O padre aproveitou ainda, para pedir pelo Brasil, lembrando o feriado da Independência comemorado no dia.

Depois do almoço a equipe se reuniu mais uma vez na Capela com todos os participantes para trocar experiências e dar dicas sobre o que levar, sobre calçados, alimentação e descanso. Laerte, maratonista e atleta experiente neste trajeto a Casa da Mãe pela Dutra, falou aos participantes sobre sua experiência e respondeu perguntas. “É importante estar com um calçado que já esteja em uso, tênis novo não é o ideal. A alimentação também vai contar muito, então, preste bastante atenção no que vai ingerir, frutas e castanhas são bem vindas, outra coisa, respeite o limite do seu corpo, se precisar de ajuda, peça, isso não é demérito algum”, pontuou Laerte.

O trajeto de volta começou pontualmente às 14 horas e entre sorrisos e muitos agradecimentos todos seguiram testemunhando os porquês de participar de uma romaria a pé. Muitos farão em agradecimentos, outros por devoção somente, mas, todos sem dúvida, primeiramente por amor da Rainha do Céu.

“Agradeço por conhecer mais um grupo de fé, amor e caridade. Tive mais uma grande experiência participando do Esquenta, somos mesmo pessoas de fé. Agradeço a cada um que continua nessa caminhada na busca por alimentar mais e mais a fé. Que Nossa Senhora cubra com seu manto em cada um e todos que estão em nossas intenções”, partilhou Rosangela Viana, integrante da caminhada.

O grupo chegou de volta a Catedral Sagrada Família ao badalar dos sinos, pontualmente às 18 horas, muitas pessoas foram tomadas de emoção. Padre Marcos fez questão de agradecer a todos antes da benção final: “Foi muito bom caminhar com vocês neste dia. Rogamos que as bolhas e dores não sejam maiores que a nossa alegria e satisfação em ter completado este percurso e que tenhamos entusiasmo para caminhar muito mais. Fiquem todos em Paz!”.