Skip to main content

Missa da Unidade

Forania São José reza pelos 35 anos da Diocese e pelas famílias em Missa da Unidade Foranial

Durante essa celebração, a Pastoral Familiar da forania também se reuniu para celebrar a Missa da Família e realizar o envio da imagem peregrina da Sagrada Família, padroeira da diocese.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Forania São José, com seus padres e fiéis leigos das paróquias na região do Capão Redondo e bairros próximos, experimentou mais uma vez a unidade na Missa Foranial, realizada na quinta-feira, 25 de abril, dia da festa de São Marcos, Evangelista. A paróquia anfitriã deste ano foi a Santo Antônio de Pádua, no Jardim Dom José, que tem como pároco o padre Fabrício Alves Pita. Com participação numerosa, no espaço externo foi colocado um telão para que todos pudessem acompanhar a celebração.

Durante essa celebração, a Pastoral Familiar da forania também se reuniu para celebrar a Missa da Família e realizar o envio da imagem peregrina da Sagrada Família, padroeira da diocese. Esta imagem percorreu todas as paróquias da forania ao longo do mês de abril e, em maio, seguirá para as paróquias da Forania Mirim-Guaçu.

A celebração foi conduzida pelo Monsenhor João Batista de Carvalho, Vigário Episcopal da Região 1 - à qual a forania São José pertence -, em nome do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, SSP. Os representantes das paróquias participaram com entusiasmo, acolhidos pelo celebrante, que explicou a ausência do bispo diocesano e de Dom Luiz Antônio Guedes, Diretor Espiritual da Pastoral Familiar.

Concelebraram a missa os padres: Fabrício Alves Pita (Paróquia Santo Antônio de Pádua); Bruno Toledo (Paróquia Sagrado Coração e Vigário Forâneo); Reinaldo Sussumu Akagui e Robson José da Silva (Paróquia Santo Antônio); Marcelo Souza Almeida (Paróquia Santa Rita); Waldeley de Souza (Paróquia São Vicente de Paulo); Antônio Ferreira Gonçalves (Paróquia Padre Cristo Rei). Os diáconos Divino Damasceno e Expedito Luis da Silva também participaram da celebração.

Na sua homilia, Monsenhor João Batista falou sobre a importância de fortalecer os vínculos entre o clero e o povo, destacando a unidade fundamentada no sacramento do batismo. Ele ressaltou que, diante de Deus, não existem categorias distintas entre leigos e clérigos, mas sim uma única categoria de cristãos, todos servos de Cristo, iguais em dignidade e missão.

pastoral familiar4
A oração pelos 35 anos da Diocese tem sido rezada nas Missas da Unidade. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Esta unidade também tem sido celebrada por meio da oração. Em toda a diocese, paróquias, pastorais e movimentos têm se unido em oração pelos 35 anos da Diocese de Campo Limpo. Uma oração, composta pelo bispo diocesano, foi disponibilizada e tem sido utilizada no encerramento das celebrações e durante as missas da unidade. Além disso, um vídeo com um breve resumo dessa trajetória missionária e evangelizadora da diocese tem sido exibido.

O coordenador da Pastoral Familiar da diocese, Gilmar Nascimento, agradeceu o envolvimento das famílias das paróquias da forania na preparação e organização da peregrinação da imagem. Ele também reforçou o convite do vigário forâneo, padre Bruno Toledo, para a festa dos 35 anos que ocorrerá no dia 02 de junho na Catedral Diocesana Sagrada Família. No encerramento de sua participação, Gilmar recordou as palavras do Papa Francisco sobre a Igreja: "Não é uma instituição com fim em si mesma ou uma associação privada, uma ONG. A Igreja não se restringe aos padres, aos bispos, ao Vaticano. Estes são parte da Igreja, mas a Igreja somos todos nós, somos uma família".