Skip to main content

Jornada Formativa de Educadores

Jornada Formativa de Educadores da região Sudeste aconteceu na Diocese de Campo Limpo

Três macro-regiões já receberam a jornada que oferece aos regionais e instrumentos de uma formação sólida dos agentes multiplicadores dessa abordagem educativa.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Inspirada na Campanha da Fraternidade 2022, a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB realizou nos dias 29 e 30 de abril, na Casa de Retiro Sacro Costato, localizada em Taboão da Serra (SP), a “Jornada de Formação de Educadores: Educar ao Humanismo Solidário”. A jornada toma como base o parágrafo 6 do texto base da Campanha da Fraternidade 2022 e oferece aos educadores e agentes de pastoral da Educação e Universitária um itinerário formativo que reúne elementos constitutivos a partir do Pacto Educativo Global e do Humanismo Solidário.

O padre Julio Cesar Evangelista Resende, osc, assessor para educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), conduziu o encontro. Ao final de um ano esta formação terá alcançado todas as cinco macro-regiões: Sudeste, Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. No mês de março a jornada aconteceu no Norte e no Sul, nas Dioceses de Marabá e Arquidiocese de Florianópolis e no mês abril, o Sudeste, tendo a Diocese de Campo Limpo como acolhedora do encontro. Os próximos encontros já estão marcados.

educadores1
Padre Julio reflete a educação com suas múltiplas realidades com professores e agentes da região Sudeste. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Os objetivos específicos são prioritariamente: Refletir a educação no mundo contemporâneo, com suas múltiplas realidades, e os aspectos humanizadores dos espaços educativos; Apresentar a proposta de educação à luz do Pacto Educativo Global e a vocação e missão do educador nesta perspectiva; Construir coletivamente ações educativas que levem ao compromisso comunitário e à elaboração de Políticas Públicas; ajudar na elaboração de propostas sobre a prática Docente, o autocuidado e ação pastoral.

Perguntado sobre as expectativas da realização das jornadas, padre Julio não tem dúvida em dizer que quer multiplicadores da experiência nos ambientes paróquias e escolares: “Estas jornadas têm o grande objetivo de despertar nos educadores e agentes de pastoral a sua consciência como católicos nos ambientes da educação: escolas, universidades; não apenas o falar de doutrina, mas ser testemunho coerente do evangelho. O evangelho da vida, do cuidado com a solidariedade, da dimensão humanizadora que é própria da nossa fé. O evangelho pode iluminar! Que essa experiência faça de cada participante multiplicador desta experiência nos ambientes em que estão para somar a partir da prática, forças, neste horizonte da educação”.

Participam da jornada da macro-região Sudeste representantes das pastorais da educação/universitária e professores dos estados de: Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. A Pastoral da Educação e Ensino Religioso da Diocese de Campo Limpo esteve presente. Para Luciene Rodrigues Guimarães, professora há 26 anos na rede estadual de Montes Claros, Minas Gerais, o encontro serviu para reavivar a atuação pastoral dentro do trabalho de educação cotidiano: “A carga de trabalho do professor faz com que pequenas ações pastorais fiquem esquecidas, percebi que temos desligado uma coisa da outra, neste pós-pandemia o encontro relembra e lembra tudo o que pode ser feito na humanização da educação”.

educadores3
Jornada Formativa ofereceaos educadores um itinerário formativo: Humanismo solidário. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Para o experiente professor e colaborador da equipe de educação da CNBB, Anderson Mendes Batista dos Anjos, da Diocese de Colatina no Espírito Santo, as jornadas abrem um leque de oportunidades para a apresentação do tema e para traçar ações concretas que cheguem a mais educadores: “Essas jornadas formativas que estão acontecendo em cada região do país, são um momento propício para organizar e articular a Pastoral da Educação em todo nosso imenso Brasil. Nestas jornadas, em cujo tema central é educar para o humanismo solidário, temos a oportunidade de apresentar a Pastoral da Educação em sua grande dimensão e seus objetivos, seus campos de atuação para realmente, a partir do entendimento dos educadores e agentes, traçar ações, para posteriormente pôr em prática nas dioceses de todo o Brasil”.

A jornada aconteceu durante dois dias: sábado e domingo. A missa de encerramento foi presidida por Dom Valdir José de Castro, ssp, que em sua homilia exortou todos os educadores a serem a ‘porta’ que conduz a esse aspecto humanizador nos ambientes escolares e pastorais: “Sejam como o Bom Pastor que encaminha as ovelhas. O Bom Pastor não as tranca no redil, mas ao contrário, as ovelhas escutam a sua voz e O seguem. É preciso unir esforços para ampliar a humanização, pedida de forma veemente pelo Papa Francisco, visando uma educação de qualidade e solidária”.

educadores2
Dom Valdir, bispo diocesano de Campo Limpo, participa da Jornada Formativa de Educadores. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Concelebrou a Santa Missa padre Cesar Rossi, assessor diocesano da Pastoral da Educação e Ensino Religioso. Dom Carlos Lema Garcia, vigário episcopal para a Educação e Universidade da Arquidiocese de São Paulo, participou do evento no sábado.

As jornadas receberam recursos do Fundo nacional de Solidariedade (FNS), oriundos da Campanha da Fraternidade de 2022. São parceiros nacionais do projeto o Vicariato Episcopal para Educação da Arquidiocese de Belo Horizonte, A PUC Minas, as editoras FTD e SM.