Missa na Catedral Diocesana homenageia professores
Para celebrar o Dia do Professor, uma emocionante missa de ação de graças foi realizada no último domingo, dia 15, na Catedral Sagrada Família. A celebração, organizada pela Pastoral da Educação e Ensino Religioso, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro. Professores de diversas foranias participaram com fervor e devoção.
Na homilia, Dom Valdir ressaltou que os professores desempenham um papel fundamental, indo além de meros transmissores de conhecimento. Para ele, os educadores são verdadeiros vocacionados a serem sinais de Deus para seus alunos. O bispo destacou ainda a importância crucial dos professores na formação integral dos indivíduos.
“De fato é um desafio grande ser professor, que é uma profissão, mas precisamos nos lembrar de que professor é também um educador e isto torna a missão ainda mais exigente. Educar é prepara o ser humano para o mundo, não é só conhecimento, mas e, sobretudo, no relacionamento com o aluno. A educação, que deve começar em casa, tem uma grande parcela de contribuição do professor, que ajuda de tantas formas no desenvolvimento como pessoa, isto é também parte desta grande missão”.
A Santa Missa proporcionou aos professores presentes um momento significativo de oração e fortalecimento de sua nobre missão educacional. Foi uma oportunidade de reflexão sobre o impacto positivo que exercem na vida de seus alunos e na sociedade como um todo.
Benção
Seguindo o roteiro da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Dom Valdir, antes da benção final, deu a Bênção dos Educadores que além de suplicar a bênção amorosa de Deus indica que estes profissionais ...”numa época tão exigente, são sinais vivos da presença de Deus por meio do seu testemunho que inspira e forma a consciência, o coração e as mãos dos educandos”.
