Na homilia da missa de Natal, dom Valdir destaca a simplicidade e grandiosidade da manjedoura
Neste ano, as celebrações das missas de Natal na Catedral Sagrada Família foram presididas por Dom Valdir José de Castro, ssp. No ano passado, nesta mesma época, o bispo não pôde celebrar seu primeiro Natal como bispo de Campo Limpo, devido à infecção por covid-19.
Com a Catedral, Igreja-Mãe da Diocese, repleta de fiéis e adornada com belas decorações, a noite do nascimento de Jesus testemunhou também a inauguração do magnífico presépio, uma grande peça que permanecerá em exposição até o último dia útil de janeiro. O presépio é sempre uma atração a parte e é idealizado pelo pároco Sandro Ely de Oliveira.
A celebração contou com a concelebração do pároco, do padre Rodrigo Antonio da Silva e do diácono cooperador da Catedral, Danilo Rodrigues.
Durante a homilia, Dom Valdir refletiu sobre o local humilde onde Jesus nasceu: "Ele só encontrou lugar na estrebaria, na simplicidade, no meio dos pobres. Isso escandaliza muita gente. Como o Deus todo-poderoso foi colocado numa manjedoura? Como nos revela o hino aos Filipenses, Deus se rebaixou e veio habitar entre nós, ele quis ser como nós”.
O bispo destacou o exemplo fundamental do Natal: enquanto muitos humanos buscam ser deuses, Deus escolhe se humanizar e habitar entre nós, na simplicidade. A manifestação da salvação, segundo Dom Valdir, ocorre em Jesus, o Emanuel, o Deus conosco. Ele encorajou a todos a não terem medo de Deus, mas sim a enxergarem, através daquela criança, a ternura, simplicidade e amor divino por cada um.
Antes da benção final, Dom Valdir, acompanhado dos concelebrantes, abençoou o presépio e introduziu a imagem do Menino Jesus na manjedoura. Ele enfatizou a importância de contemplar todo o cenário do nascimento do Salvador na gruta de Belém, incentivando a compreensão de que o Deus-Menino veio ao mundo para saciar diversas necessidades.
"Que cada olhar sobre este cenário sagrado nos conduza à compreensão de que o Menino Jesus nasceu para saciar a sede de amor, misericórdia, esperança, fraternidade, justiça e paz. Este Menino vem nos trazer alegria, nos saciar e fortalecer em nosso caminho", destacou Dom Valdir em sua mensagem, ressaltando o simbolismo e a mensagem espiritual do Natal na Catedral Sagrada Família.
Uma verdadeira noite feliz para toda a comunidade.