Skip to main content

NATAL

Novena: Famílias Unidas Celebrando o Natal

As 108 paróquias da Diocese de Campo Limpo são convidadas a participarem de uma iniciativa inédita como preparação ao nascimento de Jesus: a primeira Novena Diocesana de Natal totalmente elaborada pelo Setor Pastoral Diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Ter uma novena diocesana era um sonho antigo, segundo o Coordenador de Pastoral, padre Marcos Joaquim Patrício: “Será nossa primeira experiência com um material totalmente preparado para a nossa Diocese. Elaborada com muita dedicação, é um caminho de preparação para celebrarmos o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo com o tema: “Famílias Unidas Celebrando o Natal”.

“Sabemos que ainda estamos vivendo no meio de uma pandemia e todas as suas consequências, mas nosso olhar deve sempre ser de esperança, por isso, devemos com insistência, buscar a luz da estrela que teimosamente desponta a nossa frente nos indicando uma direção na qual devemos, como família, caminhar”, completa.

Na apresentação, o bispo diocesano Dom Luiz Antônio Guedes, destaca que neste momento de retomada das atividades, o subsídio quer renovar também as expectativas, própria de quem espera, com São José e com Maria, renovar o amor com o nascimento do SALVADOR. 

No ano em que o Papa Francisco fez o convite para que todos celebrem o “Ano de São José”, o testemunho do pai adotivo de Jesus irá acompanhar esta caminhada de preparação para o Natal.

Ele nos convida a enfrentar as crises e desafios da vida sem desanimar ou perder a fé. Cada encontro traz uma motivação inicial, reflexão de um texto bíblico, dinâmicas de acordo com o tema do encontro ou com o evangelho, testemunhos, propostas de reflexão, preces e sugestões de um gesto concreto comunitário ou individual.

Os temas para os encontros são os seguintes:

  1. 1º Dia: José carpinteiro: trabalhador pobre e humilde escolhido por Deus
  2. 2º Dia: Deus amplia os projetos de José
  3. 3º Dia: José: homem do silêncio, homem da escuta
  4. 4º Dia: José: migrante e estrangeiro
  5. 5º Dia: José: o pai sonhador
  6. 6º Dia: José: rejeitado porque estava com Jesus
  7. 7º Dia: José: testemunha que o Menino nasceu para todos
  8. 8º Dia: José cuida e protege a presença de Deus
  9. 9º Dia: José acolhe Deus que assume a nossa humanidade, a nossa história

Para os músicos e cantores das paróquias e comunidades já estão disponíveis as músicas e partituras da Novena de Natal 2021. Acesse aqui


Notícias Relacionadas

Paróquia Senhor dos Passos e Senhora das Dores celebra novena dos seus padroeiros

A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores - Forania Campo Limpo, celebrou do dia 5 ao dia 15 de setembro, a Novena e Festa dos Padroeiros.  Em decorrência do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, a participação presencial dos fiéis foi limitada, contudo, dezenas d...

Cantata une mensagem de esperança e cultura para celebrar o Natal

Evento é realizado há seis anos na paróquia e conta com a apresentação de variados gêneros musicais

Cantata: Um Natal para recomeçar!

Tradicional cantata de Natal é retomada e comove fiéis.