Skip to main content

Seminário Diocesano

Padre Marcos assume ofício de reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida

Padre Lidionor Sampaio deixa a reitoria do seminário maior depois de 14 anos no cargo.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Na terça-feira, 22 de agosto, o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida acolheu para o ofício de reitor o padre Marcos Joaquim Patrício, 52 anos, atual Coordenador de Pastoral e pároco na São João Paulo II, forania Campo Limpo. Padre Lidionor Sampaio, que exercia o cargo há 14 anos, assume, como nova atribuição, a Paróquia São Pedro Apóstolo, forania Itapecerica da Serra.

Com todos, incluindo os funcionários, das casas de formação (Seminário Nossa Senhora Aparecida e Seminário Sagrada Família, Propedêutico) e diante da presença alguns presbíteros membros do clero e leigos formadores do seminário, padre Marcos recebeu o ofício, assumindo o compromisso e a responsabilidade de, guiado pelo Espírito Santo, dirigir as atividades formativas do seminário maior.

A missa inaugural do ofício de reitor foi celebrada, na Capela da Casa da Juventude, pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e em sua acolhida inicial agradeceu a presença do bispo emérito Dom Luiz Antônio Guedes e parabenizou a perseverança e disponibilidade do padre Lidionor e desejou que todo o ardor e empenho empregado na formação dos seminaristas seja também presente para a porção do povo de Deus a qual ele foi destinado.

Em sua homilia, sobre a liturgia do dia, Nossa Senhora Rainha, falou sobre a grandeza de Maria como modelo de seguimento para todos, mas sobretudo, para os sacerdotes: “Maria trouxe ao mundo luz, quando humildemente aceitou ser a Mãe de Jesus, ela é exaltada porque se humilhou. Nós sacerdotes somos chamados a ‘oferecer a luz de Jesus’ a todos por meio do nosso ministério”.

Dom Valdir discursou se dirigindo aos seminaristas, sobre as dimensões das etapas formativas e entre elas destacou dois aspectos importantes, o caminhar juntos e a vida comunitária: “Se não estamos unidos, se o clero não está unido, a diocese não caminha para frente é na unidade que devemos buscar responder as necessidades da Igreja”.

E ainda frisou: “Estamos aqui para servir, não estamos aqui por nós mesmos. Ao experenciarmos a sinodalidade devemos colocar em prática a comunicação, elemento fundamental para este caminhar juntos. É preciso ter uma comunicação que funcione, com Deus, consigo mesmo e com os irmãos”.

Pós-comunhão

Antes da benção final, uma bonita homenagem ao ex-reitor em forma de um texto bem humorado e muitos presentes emocionaram o padre Lidionor que em seu discurso de agradecimento falou sobre os anos de convivência e manifestou a alegria de ter participado da formação de número significativo de padres, alguns presentes na celebração.

Para a chegada do novo reitor e a despedida do padre Lídio, como é mais conhecido, um almoço foi servido para todos os presentes.