Skip to main content

Sacramento do Crisma

Bispo Diocesano preside sacramento do Crisma na Paróquia Santa Terezinha

Dom Valdir preside celebração do sacramento da Crisma para 59 jovens, em uma manhã de fé e alegria na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.
 |  Domiciano Firmino  |  Paróquias

No último domingo, 20 de outubro, Dom Valdir José de Castro, SSP, bispo diocesano, presidiu solenemente a Celebração Eucarística do 29º Domingo do Tempo Comum na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, pertencente à Forania Mirim Guaçu. Durante a celebração, 59 jovens receberam o sacramento do Crisma, um momento significativo na caminhada cristã.

Entre os crismandos, 12 eram da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, enquanto os outros 47 pertenciam à Paróquia Santa Terezinha, ambas da Forania Mirim Guaçu. A celebração contou com a concelebração dos padres Edmilson Bhering, pároco da Paróquia Santa Terezinha, e William Venancio, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Os jovens demonstraram grande alegria por mais essa etapa em suas vidas de fé. Leandro, um dos crismandos, expressou seu sentimento: "Sentimento de felicidade, gratidão e calor no coração. Foi emocionante, uma alegria imensa."

crisma

Durante a homilia, Dom Valdir destacou a importância do momento: "É preciso abertura de coração. Parabéns a todos. Nós somos testemunhas desta decisão que vocês estão assumindo. Vocês estão dizendo: 'Eu quero seguir Jesus Cristo, o Messias, o Ungido.' Hoje, vocês assumem aquilo que seus pais e padrinhos professaram no batismo."

O bispo também reforçou o significado do sacramento do Crisma, incentivando os jovens a proclamarem a Palavra e levarem esperança aos outros: "O Espírito Santo está com vocês. É o sacramento da maturidade cristã. Precisamos ser discípulos e anunciar a Palavra, ajudando na comunidade, como leigos comprometidos."

Após a homilia, Dom Valdir realizou o rito da imposição das mãos e a unção com óleo do Crisma. Ele também lembrou dos sete dons do Espírito Santo, convidando todos a repetir: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Ao final da celebração, o coordenador da catequese da paróquia e da forania agradeceu aos catequistas pelo trabalho realizado e a Dom Valdir pelo apoio constante à formação dos jovens. Em gesto de gratidão, dois crismandos presentearam Dom Valdir com um vaso de orquídeas.