Skip to main content

Coroinhas e Marianinhas

Investidura dos primeiros coroinhas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Jardim Peri Peri

Durante a Solenidade da Santíssima Trindade, a paróquia que celebrará seu Jubileu de Prata este ano, investiu seus primeiros coroinhas, Marcelo, Maria Clara e Heloisa.
 |  Luiz Alconcio  |  Paróquias
Fotos: Arquivo Paroquial

Enquanto em Roma, no Vaticano, acontecia a 1ª Jornada Mundial das Crianças com o Papa Francisco, na Diocese de Campo Limpo, mais especificamente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Peri Peri, Forania Morumbi, celebrou-se a investidura dos primeiros coroinhas da paróquia. Este ano, a paróquia comemorará seu Jubileu de Prata de criação e instalação. A cerimônia ocorreu durante a missa realizada no domingo, 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, presidida pelo pároco Marco Antônio Schettini.

Desde o início do ano, os três jovens — Marcelo, Maria Clara e Heloisa — passaram por uma preparação intensa todos os finais de semana. Eles receberam formação teórica e prática, aprendendo a responsabilidade do serviço na liturgia como servidores do altar.

Na procissão de entrada, as crianças entronizaram a imagem de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, que ficou exposta no presbitério. Logo no início da missa, o padre Marco Antônio chamou os três diante do altar, enfatizou a importância do serviço deles na paróquia e exortou que, como São Tarcísio, eles possam ser exemplos para as demais adolescentes e crianças.

Após a homilia, o pároco abençoou as vestes aspergindo água benta. Em seguida, seus padrinhos e madrinhas, ao som do hino de São Tarcísio, os revestiram. Era perceptível a alegria em todos. Emocionados, os três primeiros coroinhas da paróquia foram recebidos com uma calorosa salva de palmas dos fiéis.

Ao final da missa, antes da bênção, os coroinhas agradeceram ao pároco pelo incentivo; à coordenadora da pastoral na paróquia, Carina Franchi, pelo cuidado; e ao formador, Luiz Alconcio, pela dedicação. Eles ainda convidaram os demais jovens da paróquia a participarem da pastoral, tornando-se também coroinhas. Em seguida, realizaram a coroação de Nossa Senhora Aparecida, consagrando a nova pastoral à padroeira da paróquia.

Os coroinhas desempenham um papel importante no serviço ao altar, correspondendo ao chamado de Jesus com amor, dedicação e responsabilidade, enriquecendo as celebrações com sentido, harmonia e decoro.