Skip to main content

Ministério Extraordinário

Paróquia histórica do Embu das Artes recebe a visita de Dom Valdir

Dom Valdir, bispo diocesano, visitou pela primeira vez a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e na celebração da Santa Missa, realizou a investidura de novos ministros extraordinários.
 |  Karol Campos  |  Paróquias

Com o desejo de continuar construindo uma Igreja viva, participativa e centrada na Eucaristia e na Palavra de Deus, na quinta-feira (23/03), a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, forania Embu das Artes, recebeu o bispo diocesano Dom Valdir José de Castro, para a investidura dos novos candidatos ao serviço de Ministros Extraordinários da Eucaristia e renovação dos veteranos.

Após dois anos de formação, os ministros tiveram a graça de serem investidos e assumir esse compromisso de fé e caridade. O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3). O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

Em sua homília, Dom Valdir ressaltou que “os ministros são a ponte entre a igreja e os mais necessitados, muitas vezes doentes ou idosos que pelas circunstâncias da vida ficam impossibilitados de participar presencialmente das missas”.

Padre Élcio Barros, pároco, fez menção e agradeceu a todos os padres e seminaristas que passaram pela paróquia e que contribuíram para a formação e fortalecimento desta pastoral tão importante na igreja.