Skip to main content

Caminhada Ecológica

Paróquia Santa Paulina realiza 2ª Caminhada Ecológica

Para promover a conscientização da preservação do meio ambiente e conhecer a história do pedaço de Mata Atlântica que cerca a comunidade, a Paróquia Santa Paulina promoveu pela 2ª vez uma caminhada ecológica.
 |  Luciane Dasenbrock  |  Paróquias

No domingo, 26 de março, aconteceu a 2ª Caminhada Ecológica da Paróquia Santa Paulina que teve como destino o Sítio do Padre Inácio, uma construção localizada a cerca de 5 km da Comunidade Menino Jesus do Itatuba, próximo a reserva do Morro Grande. A caminhada teve início dentro da Comunidade Itatuba com alongamento dirigido pela professora de Educação Física, Bruna Leanza.

Durante a caminhada, em meio à mata atlântica, aconteceu um bate papo com o químico e microbiologista, Denis Silva Santos, que explicou didaticamente sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na chegada, a conversa foi dirigida pela professora de história Marina Weishaupt, que falou sobre o papel do sítio na história do Brasil.

O Sítio do Padre Inácio é tombado pelo IPHAN (Instituto  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a construção teve início no começo do  século XVIII, erguida em Taipa de Pilão e tem lugar de destaque durante na história durante o ciclo bandeirista. Pela região, os bandeirantes aproveitavam as antigas trilhas indígenas como o: Caminho do Peabiru.

Imersos na história e antes de retornar ao local de origem aconteceu um piquenique comunitário nas proximidades do sítio, trazendo a tona o importante tema da campanha da Fraternidade deste ano, “Dai-lhes vós mesmo de comer.

Foram dez quilômetros percorridos no total, quase despercebido pelos participantes que contou com a presença do pároco, Renato Alves. O domingo de tempo agradável, a fraternidade e de aprendizado que envolveu a atmosfera da caminhada deixaram nos participantes a vontade de saber mais sobre o território da comunidade que vivem e participam.