Skip to main content

Santa Rita

Paróquia Santa Rita recebe Dom Valdir para o tríduo da padroeira

A paróquia dedicada a Santa Rita, da forania São José, recebeu para o primeiro dia do tríduo da padroeira o bispo diocesano, que exortou a comunidade a continuar unida e participativa na missão de evangelizar.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Jean Pereira

Para celebrar a padroeira, a Paróquia Santa Rita, forania São José, realizou um tríduo em honra da santa, intercessora das famílias e das causas impossíveis. No primeiro dia, 19, a Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp e concelebrada pelo pároco, Marcelo Souza Almeida.

A comunidade reunida acolheu o bispo com muito entusiasmo e carinho. Esta foi à primeira visita de Dom Valdir a paróquia. Também foi convidado para o tríduo Dom Luiz Antônio Guedes, que celebrou no segundo dia do tríduo, dia este, aliás, 20 de maio, em que o bispo emérito comemorou 51 anos de ordenação presbiteral.

A comunidade chegou cedo e ocupou os lugares com muito entusiasmo e curiosidade, já que pelo pouco tempo empossado, seis meses, muitos diocesanos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o bispo diocesano pessoalmente.

santa rita2
Dom Valdir celebra o primeiro dia do tríduo da padroeira. — Imagem: Jean Pereira.


Em sua homilia Dom Valdir falou sobre o envio e pedido que Jesus faz para cada cristão: “Ide e fazei discípulos, Jesus volta para o Pai, mas deixa a tarefa do anuncio do Evangelho. É o Espírito Santo que anima a Igreja, é ele quem inspira os dons, os carismas. Precisamos descobri qual é o nosso dom e por a serviço do irmão, da comunidade, anunciando a palavra que um dia foi anunciada para nós”.

E usou Santa Rita de exemplo: “Todos nós deveríamos aprender com os exemplos deixados por Jesus. Santa Rita aprendeu muita coisa, entre elas que nada é impossível para Deus e a ter paciência. Santa Rita foi uma discípula de Jesus que viveu da forma como Deus a chamou a viver. Somos chamados por Deus para seguir Jesus naquilo que cada um aprendeu e aprende com Jesus para dando a sua contribuição para a construção do Reino de Deus”.

santa rita4
Padre Marcelo agradeceu a presença de Dom Valdir e o convidou a voltar sempre. — Imagem: Jean Pereira.

No final da celebração a comunidade presenteou o bispo e o pároco, padre Marcelo, agradeceu a presença de Dom Valdir e lendo uma mensagem falou o quanto tem se sentido próximo de Cristo através da preocupação que o bispo sempre demonstra ter com os padres: “Já tivemos outros encontros e a cada encontro me aproximo mais de Cristo por meio do seu anúncio, de sua preocupação conosco e de sua entrega. Hoje o senhor está na paróquia Santa Rita de Cássia, este é mais um pequeno rebanho que traz consigo o cheiro do bom pastor. Vejo em ti o Cristo que nos envia e não somente envia, sobe ao monte conosco, se transfigura e desce o monte para caminhar conosco”.

Durante uma confraternização comunitária, organizada pela comunidade, Dom Valdir tirou fotos, conversou e ouviu os presentes.