Santa Rita de Cássia em Juquitiba ganha novo pároco
Na terça-feira, 08 de agosto, na Paróquia Santa Rita de Cássia, forania Itapecerica da Serra, aconteceu a cerimônia de posse do novo pároco, padre Aloisio de Melo Sousa, em missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp.
Na concelebração, estiveram entre outros, o Vigário Episcopal da Região 2, padre Sebastião Gomes Neto e o vigário foraneo de Itapecerica da Serra, padre Fábio Gomes. Esta foi à primeira vez, desde a sua ordenação episcopal, que o bispo diocesano presidiu uma cerimônia de posse canônica de pároco.
A pequena comunidade matriz, no distrito de Juquitiba, esteve lotada. Muitos fiéis compareceram para prestar apoio e manifestar a alegria pelo trabalho realizado nos últimos sete anos pelo padre José Nelson da Silva e acolher o novo pároco.
No início da missa, padre Lidionor Sampaio, leu a provisão de nomeação do padre Aloisio dada por dom Valdir por tempo indeterminado. Logo em seguida padre Aloisio fez o juramento de fidelidade em que, promete conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica e desempenhar o ofício observando todas as Leis Eclesiásticas, sobretudo aquelas que estão contidas no Código de Direito Canônico.
A Missa, que teve início às 19h30, foi um momento de celebração e união, dom Valdir saudou todos os presentes e agradeceu a disponibilidade dos padres da forania em acolher o novo pároco e a presença de tantos outros. “É bonito ver os padres reunidos, dando apoio, estando presente e em oração, sinal de unidade, sinal de que estamos caminhando juntos”.
Na homilia, memória de São Domingos Gusmão, no Evangelho que trata da ‘tempestade acalmada’, dom Valdir lembrou que na vida temos de tempos em tempos algumas ‘agitações’, mas que é preciso ter lembrar as palavras de Jesus que nos diz: “Não tenhais medo”.
E continuou: “Quando vivemos momentos de tempestades de ventos contrários, nos damos conta de que Jesus está ao nosso lado para nos levantar ou deixamos predominar em nós o medo? O medo faz parte da nossa vida, e até certo ponto nos protege, mas em excesso, paralisa. É preciso confiar, todos nós, bispo, padres e comunidade, que também sentimos esta agitação do mar em nossas vidas, que Jesus está conosco, não ter medo”.
Após a homilia, o bispo apresentou alguns instrumentos que o novo pároco fará uso para melhor exercer seu ministério na comunidade paroquial, a chave do Sacrário, a fonte Batismal e estola roxa, sinal do sacramento da Reconciliação.
Antes da oração final, padre Sebastião Gomes Neto proferiu a leitura da Ata de Posse que foi assinada pelo bispo, o pároco empossado e as testemunhas. A comunidade preparou um breve discurso de agradecimento ao padre José Nelson e de acolhida ao padre Aloisio, que ganhou ainda, presentes de boas vindas.
Em seu discurso, padre Aloisio, agradeceu todo o carinho que tem recebido da comunidade e também a todas as comunidades por onde já passou. Disse iniciar com alegria essa nova etapa do seu ministério e prometeu “esforço e dedicação para ajudar a comunidade a vivenciar as virtudes evangélicas”.