Santo Inácio de Loyola: “Somos cristãos à medida que estamos com Jesus”
A paróquia Santo Inácio de Loyola, forania Mirim-Guaçu, celebrou seu padroeiro no domingo, 30 de julho, na comunidade matriz, São Miguel Arcanjo, com a presidência da celebração do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, às 8 horas da manhã, no Jardim Valflor. Esta foi a primeira visita de Dom Valdir à paróquia.
A festa do padroeiro teve início antes da chegada do bispo, logo às 7 horas da manhã com a procissão pelas ruas dos arredores da matriz com um andor ornamentado, que deixou a imagem de Santo Inácio em destaque. A festa contou com a participação de paroquianos das dez comunidades que no final da celebração, confraternizaram com um café da manhã comunitário e claro, bolo festivo.
Dom Valdir, logo no início, manifestou sua alegria em conhecer mais uma das paróquias do território diocesano e agradeceu o convite. O pároco, padre Juan Antonio Martinez Torralba Júnior, na paróquia desde setembro de 2015, também não escondeu a alegria em receber o ‘pastor das ovelhas de Campo Limpo’ e pediu um abraço ‘abençoado’.
Ao falar da liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum em sua homilia, o bispo salientou a importância de “ser cristão à medida que se está com Jesus”.
“Há alguns domingos que estamos ouvindo nos Evangelhos a mensagem de Jesus por parábolas. Hoje temos algumas aqui que consistem em comparações com o Reino dos Céus, mas vou me concentrar em falar sobre o comprador que procura por pérolas preciosas: ele encontra, vende tudo que tem e, com alegria, compra aquela pérola. Até que ponto estamos dispostos a ‘vender’ tudo o que temos para estar com Jesus, que é a nossa pérola, nosso tesouro e ainda fazer isso com alegria? Aqui não se trata de não ter bens, mas de não consumir coisas que ‘passam’ como se fossem tesouros. É preciso e importante que façamos escolhas adequadas e ter sempre em mente que é Jesus quem nos dá felicidade para essa vida e para o futuro”, salientou o bispo.
Um dos destaques da celebração foram as crianças da catequese que, vestidas de Santo Inácio de Loyola, participaram da procissão à frente do andor e do ofertório na Santa Missa.
A comunidade em festa presenteou o bispo com uma imagem do padroeiro e rezou unida uma Ave-Maria por sua vida e missão no momento pós-comunhão. Dom Valdir participou ainda do café da manhã e conversou longamente com os membros da comunidade.