Participe das atividades da Pastoral Fé e Política!
Desde o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2019, Fraternidade e Políticas Públicas, a Pastoral Fé e Política retomou os trabalhos da pastoral na Diocese de Campo Limpo e no Regional Sul 1 da CNBB. Foram realizados encontros de formações temáticas e algumas reuniões de organização, com participantes de diversas paróquias, com atuação em fóruns locais e diferentes movimentos sociais.
Ao longo dos anos de 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, foram feitas muitas ações de diálogo e de pressão sobre o poder público, em conjunto com os movimentos sociais e pastorais sociais de diversas regiões do estado de São Paulo e do país, por vacinação, por políticas públicas de geração de emprego e renda e em defesa da vida. Ações de solidariedade, durante toda a pandemia, foram realizadas nas paróquias e comunidades.
A terrível realidade da pandemia do Covid 19 explicitou a urgência de políticas públicas sólidas e efetivas nas diversas áreas, especialmente em saúde. O engajamento da Pastoral Fé e Política é fundamental para a construção dessas políticas públicas e para o exercício da cidadania nas nossas comunidades locais, assim como o acompanhamento dos políticos eleitos em nossos municípios, no estado de São Paulo e no Brasil.
Nas eleições municipais de 2020 foi elaborado um caderno de subsídios para encontros formativos nas paróquias e comunidades, disponibilizado no site da Diocese e divulgado em nossas redes. Nas eleições gerais de 2022, foram organizadas reuniões temáticas em três regiões e um novo caderno de subsídios para encontros formativos.
Em 25 de fevereiro, aconteceu uma reunião para planejar as atividades em 2023. Os encontros serão retomados buscando dar continuidade às nossas ações que não se restringem aos anos eleitorais e articulando-as à Campanha da Fraternidade 2023, com o grave e urgente tema Fraternidade e Fome.
“A fome é um dos resultados mais cruéis da desigualdade. Afeta inicialmente os mais necessitados. Atinge, contudo, a todos, diz respeito à sociedade inteira. Esta é a razão pela qual o Papa Francisco, sem rodeios, afirma que “Não há democracia se existe fome”. E o Brasil sente fome. Milhões de brasileiros e brasileiras experimentam a triste e humilhante situação de não poder se alimentar nem dar aos seus filhos e filhas o alimento indispensável a cada dia. Por isso, a CNBB apresenta, pela terceira vez, o tema da fome para a Campanha da Fraternidade (1975, 1985, 2023)” (Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, p.6).
É urgente todos nós nos engajarmos em ações concretas em nossas paróquias e comunidades (“Dai-lhes vós mesmos de comer”). Nos encontros serão levantadas propostas de ações transformadoras sobre a realidade da fome que atinge territórios de nossa diocese.
Faça parte
Para organizar encontros em sua paróquia/comunidade ou para maiores informações sobre nossas atividades, entre em contato pelo e-mail