Skip to main content

romaria das águas e Abraça Guarapiranga

Romaria e 17º Abraço Guarapiranga pede que leis para a proteção dos mananciais sejam postas em prática

Pela 17ª vez aconteceu a Romaria das águas e o abraço simbólico a represa do Guarapiranga, entre homenagens, falas de conscientização e oficinas de despoluição, aconteceu também a carta manifesto da que pede: Chega de esgoto em nossa represa!
 |  Regina Paixão e Padre José Hercilio  |  Diocese

As paróquias da Forania de M' Boi Mirim, o Fórum em Defesa da Vida, a Cáritas Campo Limpo e a Sociedade Santos Mártires abriram a Semana do Meio Ambiente, 03 de junho, com uma caminhada que saiu de vários pontos da Forania. As paróquias mais distantes criaram estratégias híbridas com o trajeto a pé e de ônibus. Estiveram presentes: Paróquia Santos Mártires, Paróquia Maria Mãe da Igreja, Paróquia São Francisco de Assis, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia Imaculada Conceição e Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

As paróquias foram chegando e se concentrando na entrada do Parque Ecológico do Guarapiranga, lá aconteceu um esquenta preparatório com o Professor Fernando Sergio e dois Núcleos de Convivência da Cáritas Campo Limpo; NCI Aracati e NCI Maria Mãe da Igreja. Outro grupo já se preparava dentro do Parque com as demonstrações de como despoluir a represa, separar lixos, homenagens, além da especial preparação para a Santa Missa. Outras Paróquia foram chegando caminhando e se juntaram às outras já no Parque.

No parque aconteceram falas de representantes de movimentos, autoridades e dos padres. Padre José Hercilio relembrou a Campanha da Fraternidade 2004, Tema: Fraternidade e Água - Lema: Água, fonte de vida. Objetivo geral: Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras. Outras falas importantes sobre cuidar da Mãe Terra, separar resíduos e reutilizar o que for possível, e também o quanto é importante cuidar de corpo e mente com atividades físicas ao ar livre, por exemplo.

A Carta Manifesto: Chega de esgoto na nossa represa! preparada para este 17º Abraço a Guarapiranga, entregue a todas as pessoas presentes e enviada aos parlamentares, foi lida e aclamada pelo público. O dia foi também de encontro de amigos, recreação, oficinas, oração e saudades.

Para a celebração que aconteceu às 10h30, o Vigário Foranio Padre Wallace Adorno convidou o querido Padre Eduardo MacGetrick, que atualmente trabalha com o Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência, para presidir a Santa Missa. Cada Paróquia presente preparou partes da liturgia. Em sua homilia, padre Eduardo refletiu sobre a importância do Abraço da Guarapiranga, “que é um gesto de carinho e cuidado com a represa e também de alerta”.

No final, houve uma homenagem ao Padre Jaime Crowe (falecido em fevereiro de 2023) e a Irmã Filis (Missionárias Médicas de Maria, falecida em 2019) que trabalhou com padre Jaime na luta e defesa de doentes e deficientes e dos mais pobres. Não foi deixada de lado também uma homenagem ao Adolfo Souza Duarte, o Ferrugem, ambientalista assassinado em agosto do ano passado na Represa Billings. Três mudas foram plantadas simbolizando o carinho e amor dos três pela vida e pelo planeta Terra, que se tornaram “sementes” que anima novos líderes para a luta pela pauta ambiental e da inclusão.

Abraça Guarapiranga12
Padre Jaime Crowe, Irmã Filis e Ferrugem foram homenageados. — Imagem: Fernando Souza.

No domingo o ‘Abraço’ também aconteceu no Parque Barragem na Capela do Socorro e, na margem da Represa na divisa Itapecerica e Embu, bairros Crispim e Itararé, onde existe a luta por um Parque Ecológico no local.

Que o grito de todas as centenas de participantes ecoe e motive às autoridades a colocar em prática as leis que protegem os mananciais.