Skip to main content

EDIOS

Secretárias (os) e atendentes paroquiais se reúnem para 49º EDIOS de formação

49º EDIOS de formação trouxe a temática da comunicação no dia a dia da secretária paroquial; oficinas formativas foram sobre espiritualidade e a mediação de conflitos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

As secretárias e secretários das paróquias da Diocese se reuniram no dia 28 de junho para o 49ª Edios de formação (Encontro Diocesano de Secretários e Secretárias e Atendentes Paroquiais da Diocese de Campo Limpo). O encontro, que tem uma programação para o período da manhã e oficinas à tarde, contou com a participação de sessenta e cinco por cento das paróquias.

O encontro teve início com o café da manhã às 8 horas, e pouco antes das nove, Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, abriu oficialmente o dia de formação acolhendo a todos. Em sua breve fala incentivou a leitura da sua Carta Pastoral e falou ainda sobre o gesto da acolhida feita com fraternidade e o falar com o coração como exercícios do bom acolhimento: “Há poucos dias lançamos a Carta Pastoral, não com o intuito de serem diretrizes para o caminho diocesano, mas para uma avaliação da nossa caminhada na evangelização. No capítulo em que tratamos sobre comunicação e comunhão, a importância da escuta, do diálogo e do discernimento no âmbito das relações humanas. Em nossas secretarias como está a comunicação em vista da evangelização? Leiam, reflitam, não para terem resultados apenas, mas e sobretudo, para que saibamos testemunhar Jesus, que é a nossa primeira referência na comunicação”.

edios1
Dom Valdir participa do 49º Edios falando sobre a Carta Pastoral. — Imagem: Andrea Rodrigues.

A palestra principal, Falar com o Coração - “Testemunhando a verdade no amor”, ficou a cargo da jornalista e irmã Paulina, Helena Corazza, que falou com a docilidade que lhe é particular. Helena ressaltou que todos, sem exceção, são chamados a procurar a verdade e, ao falar, falar com amor, com compaixão. Utilizou trechos de várias cartas pelo dia Mundial das Comunicações, escritas pelos Papas para ilustrar o ver, o agir, o escutar e o falar em todos os campos da evangelização.

Um segundo momento foi conduzido pelo Setor Comunicação Diocesano. Andrea Rodrigues, jornalista, trouxe dicas de como exercitar a espiritualidade na secretaria paroquial e, especialmente, de fazer com que os meios e as mídias sociais não se sobreponham à espiritualidade no diálogo e no atendimento.

edios4
Irmã Helena Corazza, Paulina, discursou o tema principal - Falar com amor. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Ao meio dia, todos participaram da Santa Missa, presidida pelo monsenhor Luís Carlos Parede. Na parte da tarde, como sempre acontece, foram oferecidas oficinas distintas, com temáticas como: Espiritualidade: Vida Interior – Barulho, dispersão e cansaço; Nulidade Matrimonial: Caminhos e processos; Sacramentos: Processos e dúvidas sobre o registro de Batismo e Matrimônio e Administração: Secretaria paroquial lugar de mediação e gestão de conflitos. Além do monsenhor Parede, padre Everton Domingues Marqui, chanceler do bispado, Raylson Araújo, da secretaria pastoral e Rosangela Benetão, da gerência administrativa da Cúria, participaram dando formações.

Aconteceu ainda uma breve formação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados com o DPO (Data Protection Officer) da Cúria Diocesana, Tadeu Domingues.

edios2
Tadeu Domingues tira dúvidas sobre Lei Geral de Proteção de Dados. — Imagem: Andrea Rodrigues.

Para a secretária de pastoral, Sheyla Leite, cada encontro formativo ou de confraternização é uma oportunidade de estreitar laços e fazer com que o dia a dia da secretária paroquial seja mais fácil, prazeroso e evangelizador: “As temáticas de cada encontro são pensadas com muito cuidado pela comissão organizadora que busca não só formar a pessoa para bem executar uma tarefa, mas, quer mostrar que estar em uma secretaria é ser um missionário do Evangelho”.

edios5
Comissão Diocesana das Secretárias (os). — Imagem: Andrea Rodrigues.

E ainda salientou que a comissão está aberta a novos integrantes: “A organização dos eventos do EDIOS é feita por secretárias que se disponibilizam para ajudar, precisamos de mais voluntários, a porta está aberta”.

No final do encontro, por volta das 17 horas, um café e a entrega dos certificados encerraram o dia.