Secretários (as) paroquiais participam de formação sobre comunicação em clima de acolhida e partilha

O aroma de café fresco e bolo recém-saído do forno recebeu os secretários e secretárias paroquiais da Forania M’Boi Mirim na manhã de quarta-feira, 27 de agosto. Mais do que um simples café da manhã, a mesa partilhada no salão paroquial da Igreja Cristo Libertador, no Jardim Santa Margarida, foi o primeiro gesto de comunhão que deu o tom da formação: “Comunicação na secretaria paroquial: coração do diálogo e da acolhida”.

O encontro foi conduzido pelo vigário episcopal para a Comunicação, padre Rodrigo Antônio da Silva, e contou com a presença do assessor da forania, padre Alessandro Marcelo Sampaio, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, além da cantora católica Camila Perrucini que animou o encontro. Atento e próximo, padre Alessandro acolheu os participantes, abriu a manhã com uma conversa fraterna e destacou a importância de fortalecer o serviço daqueles que estão na linha de frente da escuta nas comunidades. “É preciso investir na formação dos profissionais da secretaria paroquial. Fazer isso é dar saúde e vitalidade para a comunidade como um todo”, afirmou.

Durante a formação, padre Rodrigo ressaltou que a boa comunicação nasce da escuta: “ouvir com atenção antes de responder”, ensinamento que, segundo ele, pode evitar muitos conflitos. Com exemplos práticos e linguagem acessível, lembrou ainda que a Igreja existe para comunicar a Boa Nova. “Na evangelização, a comunicação não é apenas tarefa de um grupo pastoral. Todos os cristãos são chamados a ser bons comunicadores, inclusive os secretários paroquiais, para que o anúncio de Jesus Cristo seja autêntico”, destacou.

Entre partilhas, anotações e reflexões, os secretários paroquiais saíram do encontro com mais do que orientações técnicas: levaram consigo a consciência de que o balcão da secretaria pode ser, todos os dias, o primeiro presbitério de evangelização da comunidade.
