Skip to main content

Seminário

Seminário Nossa Senhora Aparecida celebra jubileu da reinauguração e lança brasão de armas

Nas comemorações dos 25 anos de reinauguração e festa da padroeira, seminário Nossa Senhora Aparecida ganha reforma na imagem de São José e lança seu brasão.
 |  Sem. Danilo Rodrigues  |  Diocese
Foto: Arquivo Pessoal

Na conclusão da celebração do ano jubilar, que comemorou os 25 anos da reinauguração do Seminário Nossa Senhora Aparecida, os seminaristas organizaram um tríduo em honra a padroeira, Nossa Senhora Aparecida nos dias 04, 05 e 06/10.

No primeiro dia das festividades, Dom Emílio Pignolli, bispo emérito de Campo Limpo, abençoou a imagem de São José, totalmente reformada, que há 25 anos ele mesmo pediu que fosse entronizada no pátio central da casa, para lembrar aos seminaristas que eles podem encontrar, em São José, a figura paterna que os acolhe e inspira a serem bons pais espirituais no ministério ordenado. 

Estiveram presentes nas festividades os padres Antônio Torres, Rodolfo Camarotta, William Venâncio e Cesar Rossi. A solenidade, celebrada na tarde de 11 de outubro, foi presidida pelo administrador apostólico, Dom Luiz Antônio Guedes e contou com a presença do reitor, pe. Lidionor Sampaio, do vice-reitor, pe. José Wilson Silva, e os diáconos transitórios recém-ordenados, Isaél Santos, Lucas Barboza, Maciel Mesquita, Otávio Freitas e Robson Silva.

Ainda em comemoração ao ano jubilar, o seminário adotou o uso do brasão de armas, que passa a ter um pela primeira vez.

A descrição dos elementos que compõem o brasão é:

  • As Armas do Seminário Nossa Senhora Aparecida, da Diocese de Campo Limpo, representam a sementeira de vocações desta Igreja Particular, inspirado em orago, a Santa Virgem da Conceição Aparecida, aqui representado pelo azul.
  • A mitra indica que o Seminário está sob a jurisdição do bispo diocesano.
  • A Hóstia sagrando representa a Eucaristia, centro e vida da Comunidade, e também o Sagrado Coração de Jesus, que é modelo para os que desejam a Ele configurar seu coração.
  • O monograma impresso na hóstia (IHS) significa:  "Iesum habemus socium", que se traduz por "temos Jesus como companheiro". A cruz, no centro do monograma de Cristo alude ao seguimento de Jesus.
  • O Livro, faz referência à filosofia e à teologia, e também representa a Liturgia das Horas, bem como a missão de levar o Evangelho a todo o mundo, tendo sempre Cristo por princípio e fim de todas as coisas.
  • A árvore, símbolo da Diocese, evoca a evolução da antiga semente representativa das virtudes (fé, esperança e caridade), cujo simbolo foi usualmente adotado pelos diocesanos para a comunidade, e está inserida num triângulo dourado, que representa a Igreja.
  • O listel, com a inscrição "SUB TUUM PRÆSIDIUM", expressa a devoção à Santíssima Virgem, sob cuja maternal proteção vivem os pecadores.

 

Novo brasão apresentado pelo seminário Nossa Senhora Aparecida
Seminário Nossa Senhora Aparecida agora conta com um brasão. — Imagem: Divulgação.

Notícias Relacionadas

Seminaristas Diocesanos recebem ministérios de leitorado e acolitato

A recepção dos ministérios marca mais uma etapa da formação dos seminaristas em vistas da ordenação sacerdotal.

Seminário Nossa Senhora Aparecida inicia mais um ano formativo

Na manhã de segunda-feira (16/02), o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida iniciou oficialmente as atividades do ano letivo de 2021. A tradicional semana de retiro espiritual dos seminaristas de nossa diocese foi adaptada às necessidades de sua comunidade neste tempo de pandemia. A semana ...

Seminário Diocesano é citado em matéria sobre futuros padres

Há algumas semanas o Seminário Nossa Senhora Aparecida, no Taboão da Serra, da Diocese de Campo Limpo, recebeu a equipe de reportagem do UOL para um bate papo com os futuros sacerdotes. Além deste seminário, a Canção Nova em Cachoeira Paulista também concedeu entrevista.

Seminaristas recebem ministério do serviço do altar

Quatro seminaristas quartoanistas da turma de teologia do Seminário Nossa Senhora Aparecida receberam à instituição do ministério de acolitato na memória de São João Maria Vianney.