Skip to main content

Seminário Diocesano

Seminaristas são instituídos leitores e acólitos

Na memória de Santa Mônica, quatro seminaristas diocesanos foram instituídos leitores e acólitos para o serviço da Igreja.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No dia em que a Igreja celebrou a memória de Santa Mônica, 27 de agosto, quatro seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, foram instituídos leitores e acólitos, durante a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebrada pelo reitor e o vice-reitor: padre Marcos Joaquim Patrício e padre Amauri Batista, além de dezenas outros padres onde os seminaristas atuam ou atuaram pastoralmente.

A celebração aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida da Casa da Juventude, casa de retiro localizada no Taboão da Serra.

As instituições ao leitorato e acolitato são parte do processo formativo do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, e estando apto vão dando passos significativos ao futuro exercício do ministério presbiteral.

leitor2

O leitor é instituído para o ministério que lhe é próprio, o qual é fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica. E assim, tanto na missa como nos outros atos sagrados, é ele quem profere as leituras da Sagrada Escritura, exceto o Evangelho. O acólito é instituído para cuidar do altar e auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa e na distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística.

Ao se dirigir aos seminaristas, Dom Valdir destacou que a instituição aos ministérios de leitor e acólito não se trata de mais um ‘degrau’ na formação rumo a ordenação presbiteral, mas “como horizonte da vocação, como uma resposta ao chamado de Deus”, para anunciar  a Palavra e praticar as ações em vistas da edificação da comunidade, o que voltou a enfatizar em sua homilia.

Em sua homilia Dom Valdir destacou a importância dos ministérios na celebração, afirmando: "Os ministérios de leitor e acólito são agora acessíveis a todos os leigos, incluindo as mulheres, conforme designado pelo Papa Francisco no motu próprio 'Spiritus Domini'. Esses ministérios, que hoje vocês recebem em preparação para as ordens diaconal e presbiteral, devem ser assumidos com seriedade e compromisso. Eles não podem ser considerados degraus a serem superados, mas sim um chamado para servir e evangelizar, caminhando com os pés no chão e com um profundo compromisso com a Igreja e o Evangelho de Jesus."

Os seminaristas recebem estes ministérios geralmente no terceiro e quarto anos de teologia. Este ano, recebeu o ministério de leitorato  e acolitato os seminaristas Bruno Santana Ribeiro, Giovanni Gaetano Russo, Jonathan Lopes Gomes e Leandro Félix da Silva.

leitor10