Skip to main content

Corpus Christi

Solenidade de Corpus Christi reúne fiéis na Catedral Diocesana

Celebração de Corpus Christi na Catedral Diocesana tem pela primeira vez tapete solidário de roupas e alimentos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No dia em que a Igreja celebra o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na Catedral Diocesana Sagrada Família, centena de fiéis participaram, no início da manhã da celebração eucarística e procissão com Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano. Concelebraram, o vigário da catedral padre Rodrigo Antonio da Silva e padre Orlando Pereira, vigário da Paróquia São João Batista, forania Taboão da Serra.

Nesta celebração os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Paróquia Catedral Sagrada Família, depois de uma caminhada formativa, renovaram seu sim à missão de servir a Igreja. Os ministros aptos são chamados a viver esse ministério na comunidade, sendo sinal de comunhão entre os irmãos. “Os ministros são sinais de serviço aos irmãos e a Igreja, todo o serviço a Igreja, quer dos ministros ordenados ou dos ministérios leigos, deve ser um verdadeiro exercício de amor ao próximo e a comunidade”, pontuou Dom Valdir antes de abençoar as vestes.

corpus christi4
Dom Valdir em homilia: "Quem não tem fé não consegue celebrar a Eucaristia". — Imagem: Ivan Prado.

Em sua homilia Dom Valdir falou sobre alguns aspectos, dos muitos que poderiam ser citados sobre a Eucaristia: “primeiro a Eucaristia é mistério da fé, e não significa que não seja possível entender nada sobre a Eucaristia, mas é um mistério onde é preciso ter fé. Quem não tem fé não consegue celebrar a Eucaristia ou adorar o Santíssimo Sacramento. A Eucaristia, é também alimento. Assim como é preciso nutrir o corpo, precisamos nutrir a alma, com a Eucaristia e com a Palavra. Um terceiro ponto é que a Eucaristia é a presença de Jesus no meio de nós, que também se faz presente no irmão, na irmã, nos necessitados de alimento, mas também, de atenção, e claro, a Eucaristia nos leva ao compromisso cristão. Somos um só corpo como comunidade, como assembleia, como Igreja, a Eucaristia nos convoca a viver a fraternidade, raiz a nossa comunhão”.

Tapete

Um dos pontos altos da celebração de Corpus Christi é a confecção do tapete por onde Cristo Eucarístico passa. Este ano, o tapete não ficou apenas no corredor central da Catedral Sagrada Família, tamanha foi à colaboração na doação, desde o presbitério até a torre, onde estão os sinos da Catedral Diocesana, um imenso tapete de roupas e alimento foi montado por cerca de 50 voluntários que iniciaram os trabalhos um dia antes. Tudo o que foi arrecadado irá para a campanha de doação solidária, que beneficiará a luz do que pede o Evangelho, os mais carentes.

corpus christi10
Tapete solidário de roupas e alimentos para doação. — Imagem: Ivan Prado.

Procissão

A tradicional solenidade marca os 60 dias após a Páscoa e acontece para celebrar o mistério eucarístico, fazendo referência à celebração e do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A procissão, acompanhada de cantos e meditações, teve um curto percurso pelos arredores da Praça do Campo Limpo e na chegada Dom Valdir deu  bênção final.