Um abraço como pedido de cuidado e respeito à natureza
Paróquia Santos Mártires realiza mais uma vez a romaria das águas em caminhada de conscientização e respeito à natureza.
Paróquia Santos Mártires realiza mais uma vez a romaria das águas em caminhada de conscientização e respeito à natureza.
No dia 27/05, aconteceu a 13ª Romaria das Águas e Abraço a Guarapiranga 2018, eventos tradicionais da zona sul de São Paulo, que tem como objetivos a conscientização dos cuidados com o meio ambiente e a renovação da fé.
O Abraço a Guarapiranga é um evento organizado pela sociedade civil em parceria com a igreja católica e outras entidades, comprometidas com a defesa do meio ambiente e sua preservação, de forma a ensinar o cuidado no presente e garantir o futuro das bacias do território.
A represa de Guarapiranga tem um papel fundamental na sobrevivência e abastecimento de água em toda a região sul, o que inclui o território que abrange a Paróquia Santos Mártires.
Padre Jaime Crowe, pároco da Paróquia Santos Mártires e o Vigário Padre Eduardo J. Mcgettrick, mais uma vez convidaram toda a comunidade e o poder público para participar da romaria e planejar ações efetivas de cuidados com o meio ambiente.
Cerca de 850 pessoas, dos movimentos da igreja, coletivos, ONG’s, universidades e até parlamentares, fizeram a caminhada, mostrando a toda a comunidade a importância da união pela lutas dos direitos básicos.
A romaria começou na Paróquia Santos Mártires, Forania M’boi Mirim, que fica no Jardim Ângela e seguiu em procissão até as margens da represa do Guarapiranga no Bairro do Riviera. Uma Santa Missa foi celebrada com todo o público e um pedido de proteção especial foi direcionado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que este ano seguiu o cortejo em cima de um carro.
O ato mais simbólico aconteceu no término do evento, quando a multidão abriu os braços como que envolvendo a represa em um grande abraço, simbolismo de aliança, cuidado e respeito com a natureza.
(Com informações da Paróquia Santos Mártires)