Skip to main content

Visita Pastoral

Dom Valdir inicia Visitas Pastorais na Forania Embu

Em suas homilias, nas celebrações de encerramento da Visita Pastoral, Dom Valdir José de Castro convidou os fiéis a refletirem sobre como enfrentam os sofrimentos e contrariedades da vida.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No mês de junho, Dom Valdir José de Castro, ssp, deu início às Visitas Pastorais nas paróquias da Forania Embu. Entre os dias 21 e 23 de junho, as paróquias São José e Santo Eduardo (Jardim Dom José), Todos os Santos (Jardim Santa Emília) e Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas (Jardim Independência) foram as três primeiras a receberem a visita do bispo.

A visita pastoral começou pelas creches Madre Teresa, no território da paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas, e Santa Teresinha, da paróquia São José e Santo Eduardo. Dom Valdir interagiu com as crianças e conversou com os colaboradores, trazendo um momento de alegria e proximidade.

visita pastoral6

Ainda na sexta-feira, Dom Valdir visitou a comunidade Bom Jesus, da paróquia Todos os Santos, onde rezou as vésperas com a comunidade e celebrou a Santa Missa. O sábado foi marcado por intensa atividade, começando com a oração das laudes na Igreja Matriz da Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas. Em seguida, no salão paroquial da Paróquia São José e Santo Eduardo, aconteceu a Assembleia Paroquial, reunindo delegados paroquiais, coordenadores de pastorais e movimentos das três paróquias, os padres Gian Paulo Rangel Ruzzi, pároco da Todos os Santos, padre Roberto dos Santos, pároco da Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas e os padres Paulino de Moraes, pároco, e padre Tarcísio Alexandre Marques, vigário da São José e Santo Eduardo acompanharam de perto todos os momentos.

Durante a Assembleia, Dom Valdir abordou temas de sua Carta Pastoral – "Tudo por Causa do Evangelho" – destacando aspectos importantes para a caminhada da Diocese e pontos essenciais para a centralidade da ação pastoral e missionária. Ele também ouviu atentamente os participantes, que tiveram a oportunidade de falar sobre suas comunidades e os trabalhos pastorais, sociais e de evangelização existentes. A reunião terminou com um almoço, proporcionando um momento de convivência e proximidade com o bispo.

visita pastoral8

No período da tarde, Dom Valdir visitou um enfermo e celebrou a Santa Missa na Comunidade Santa Luzia, da paróquia São José e Santo Eduardo. Outra celebração ocorreu na Comunidade São Sebastião, da paróquia Nossa Senhora das Vitórias e São Lucas.

No domingo, as três matrizes paroquiais receberam novamente o bispo diocesano para celebrações eucarísticas, marcando o encerramento desta primeira etapa da Visita Pastoral. A presença de Dom Valdir foi motivo de grande alegria e renovação para as comunidades, fortalecendo a fé e a unidade diocesana.

Ensinamentos sobre Fé e Comunidade

Em suas homilias, nas celebrações dominicais, Dom Valdir José de Castro convidou os fiéis a refletirem, a partir da liturgia do 12º domingo do Tempo Comum, sobre como enfrentam os sofrimentos e contrariedades da vida.

Dom Valdir lembrou que todos têm problemas e que cada pessoa lida com eles de maneiras diferentes - alguns ficam desesperados, outros permanecem calmos, e muitos ficam em um meio-termo. A questão crucial que o Evangelho nos coloca é: como enfrentamos essas contrariedades?

O bispo destacou o trecho do Evangelho em os discípulos, na barca, enfrentam um temporal e se desesperam, esquecendo que Jesus está com eles. Mesmo diante do perigo, Jesus permanece sereno e acalma a tempestade, perguntando aos discípulos: "Por que sois tão medrosos?"

Essa narrativa, ressaltou, ensina que, embora possamos levar Jesus conosco, frequentemente esquecemos de Sua presença nos momentos de dificuldade. Jesus está sempre conosco, mas a verdadeira questão é se estamos com Ele. Dom Valdir convidou todos a refletir sobre a união com Jesus e a união na vida comunitária. Ele questionou se, estando com Jesus nos ajudamos mutuamente como comunidade, sabemos perdoar uns aos outros?

O bispo estendeu essa reflexão para todas as esferas da vida - família, escola, trabalho - e lembrou que, se Jesus está conosco, devemos ser pessoas que amam, que são compassivas e sensíveis às necessidades dos outros, especialmente dos mais necessitados, injustiçados, doentes e famintos. A presença de Jesus em nossas vidas deve transformar atitudes e ações.

Dom Valdir finalizou sua homilia com uma mensagem de esperança e fé. Ele exortou os fiéis a se abrirem para a Palavra do Senhor, a fortalecerem a fé para que possam enfrentar os sofrimentos com segurança e citou um trecho da carta de São Paulo aos Coríntios: "Quem está em Cristo é uma nova criatura," encorajando toda a comunidade a fazer de cada momento de oração e de participação da Eucaristia um verdadeiro encontro com Cristo.

A mensagem de Dom Valdir é clara: nunca desanimar e, sempre que se sentir desanimado, perguntar: onde está a minha fé? E a partir disto lembrar que Jesus está conosco e que é preciso que estejamos verdadeiramente com Ele.

Conclusão

A homilia de Dom Valdir José de Castro é um poderoso lembrete da importância de manter a fé viva e presente em todos os momentos da vida. O bispo convidou todas as comunidades a serem unidas no amor e no perdão, e a enfrentarem as adversidades com a certeza de que Jesus está sempre presente.


Notícias Relacionadas

As paróquias Maria Mãe dos Caminhantes, Santo Expedito e São Pedro e São Paulo vivenciaram a experiência de uma verdadeira animação pastoral e reavivamento da comunidade eclesial.
O bispo diocesano visitou 12 paróquias desde fevereiro, promovendo escuta ativa, encontros com lideranças e celebrações, fortalecendo a unidade e a missão da Igreja em tempos desafiadores.