Skip to main content

Dedicação de Igreja

Paróquia São Francisco de Assis tem a igreja e o altar dedicados

Depois de uma grande reforma interna, paróquia São Francisco de Assis, forania Morumbi, tem a igreja e altar dedicados em cerimônia presidida pelo bispo diocesano.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, presidiu no dia 27 de agosto a Santa Missa onde foram dedicados o novo altar e consagração da igreja paroquial de São Francisco de Assis, forania Morumbi. Concelebraram o pároco Lourivaldo Lino e os padres: Josias de Freitas, Elinaldo Ferreira de Oliveira, Rogério Andrade Santeri, Igor Souza Assunção, Manoel Corrêa Viana Neto. Estiveram presentes ainda o cerimoniário padre Sandro Ely de Oliveira e o diácono Orlando Pereira, que juntos com todos os fiéis acompanharam atentamente cada rito.

Depois da acolhida aos presentes, Dom Luiz fez a aspersão com água benta de toda a construção para a purificação do templo e também de todos os fiéis.

Na homilia, o bispo exortou a todos que prestassem atenção em cada detalhe da cerimônia que “é cheia de simbolismos, além da beleza do seu ritual, insere a comunidade no contexto da vida cristã” e recordou “que o cristão é pedra viva na construção da Igreja em que Jesus é o alicerce. Nós, Povo de Deus, pessoas de fé em Jesus Cristo, pessoas consagradas pelo Batismo e pela Crisma, formamos o grande Templo vivo, Jesus habita esta igreja viva. Quanto mais fiel for a comunidade eclesial, mais isso se torna verdade”. Após a homilia e a oração da ladainha de Todos os Santos, Dom Luiz retomou os ritos.

Dedicação do templo e do altar

Depois da homilia, teve início o rito de dedicação. Dom Luiz ungiu o altar com o Santo Óleo do Crisma e, em seguida, com a ajuda dos padres presentes, houve a unção das doze cruzes que estão nos pilares por toda a extensão da igreja, e que simbolizam os doze apóstolos, significando também que o templo é dedicado exclusivamente e para sempre ao culto cristão.
Ainda, depois deste momento, foi realizada a incensação. Queimar o incenso sinaliza o sacrifício de Cristo e também expressa o sacrifício da Igreja, assim como a fumaça alcança o céu, também as orações chegam a Deus. O altar foi revestido por membros da comunidade, local de sacrifício e ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde é celebrado o Mistério Pascal de Cristo: sua Paixão,Morte e Ressurreição.

Neste momento aconteceu também a iluminação do altar com as velas, a ornamentação com flores; foram acesas as luzes de toda a igreja. A claridade da vela recorda que Cristo é a “luz para se revelar as nações”, cuja luminosidade resplandece a Igreja e por ela toda a família. Após todo o rito, o bispo prosseguiu com a liturgia eucarística.
Ao final da celebração, o pároco, padre Lourivaldo agradeceu a presença do bispo, dos padres e também aos fiéis. O padre se mostrou bastante grato a toda a comunidade que, através de muito esforço e carinho, colaboraram para que esta obra fosse realizada.

Perseverança e trabalho

Para Márcio Araújo, catequista e ministro extraordinário, chegar o dia do rito de dedicação da Igreja e do Altar é celebrar também o incansável trabalho feito pelo pároco que, segundo suas palavras, é acolhedor, fraterno e com o seu olhar de pastor de um rebanho faz toda a comunidade entender a missão dos leigos e leigas, além de encorajar e fazer a comunidade avançar para “águas mais profundas”.

Ainda segundo ele, a reforma corajosa que o corpo diretivo da paróquia empreendeu ao longo destes anos, com a colocação do forro e a pintura das paredes, é um exemplo de zelo pelas coisas de Deus.


Notícias Relacionadas

Dom Luiz celebra rito de dedicação da igreja e altar da Paróquia Santíssima Trindade

Na manhã de domingo (25/10), Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, presidiu o rito de dedicação da igreja matriz da Paróquia Santíssima Trindade, município de Itapecerica da Serra, forania Mirim-Guaçu.  Por conta da pandemia do novo coronavírus, um número limitado de pessoas participou da cel...

Dom Luiz celebra o rito de dedicação da igreja e do altar da Comunidade São Joaquim e Santa Ana

No domingo (14) a Comunidade São Joaquim e Santa Ana que pertence a Paróquia São Bento, Forania São José, no Capão Redondo, celebrou solenemente a dedicação da igreja e do altar com grande festa e muita emoção. A comunidade nasceu em 1990 e deste então os membros sonhavam com este dia. Muito foi...

Dom Luiz preside Missa de dedicação da matriz de São Pio X

Em celebração regada de significados, centenas de fieis acompanharam atentos, embora os termômetros marcassem apenas nove graus, o rito de dedicação do templo construído do zero por insistência e coragem do pároco e da comunidade.

Emoção e alegria na dedicação da paróquia Bom Jesus de Piraporinha

No dia 03 de junho, a comunidade do bairro de Piraporinha comemorou com alegria e emoção a dedicação da Igreja matriz da Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, Forania M’ Boi Mirim, com a celebração do rito solene de dedicação, onde se pede a Deus para que o lugar edificado com pedras se transforme e...