Skip to main content

Festa do Padroeiro

Bolo, medalha, oração e trabalho nas festividades do padroeiro São Bento

A festa do padroeiro, presidida por Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo pároco, Lucio Alves, contou ainda com a presença de diácono Divino Damasceno, uma vocação que também se fortificou na paróquia.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Foto: Everton Lucas

No ano em que a paróquia celebra seus 25 anos de criação, a tradicional festa do padroeiro da Matriz de São Bento, forania São José, voltou a acontecer em grande estilo, após dois anos restritos por conta da pandemia do Covid-19. Um tríduo em louvor ao padroeiro contou com a participação, no primeiro dia, do vigário episcopal da Região 1, região da qual a paróquia faz parte, monsenhor João Batista de Carvalho, que com alegria abriu as comemorações. 

No segundo e terceiro dia, os padres convidados e celebrantes foram: Lourivaldo Lino Gonçalves e Rodolfo Marinho de Sousa, ambos ‘filhos’ da paróquia. Os sacerdotes atuaram na paróquia, quando jovens, como catequistas e renderam inúmeros frutos.  A comunidade alegremente os recebeu durante o tríduo.

A festa do padroeiro, presidida por Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo pároco, Lucio Alves, contou ainda com a presença do cooperador do padre, diácono Divino Damasceno, uma vocação que também se fortificou na paróquia.

Para o pároco, celebrar a festa do padroeiro é recordar que é necessário aliar trabalho e oração sempre: “Nosso padroeiro ensina a inclinar o ouvido do coração e a ouvir do Pai piedoso e glorioso a lição e ao mesmo tempo colocar em prática a sua lei que é: oração e trabalho”.

Todos os anos, por ocasião da festa do padroeiro, são confeccionados centenas de pedaços do ‘bolo de São Bento’ e em alguns pedaços são colocadas medalhas que trazem a oração do santo. Costuma-se dizer que, quem acha a medalha uma vez, certamente voltará a encontrar no próximo ano. A paróquia foi dedicada oficialmente ao santo monge em 11 de julho de 2003.

São Bento

São Bento nasceu em Núrsia, na Itália, por volta do ano 480. Era um monge apaixonado pelas coisas concretas e claras; Bento resumia sua regra num lema eficaz: Ora e Trabalha. Após concluir seus estudos em Roma, retirou-se para o Monte Subíaco e se entregou à oração e à penitência. 

Fundou o mosteiro do Monte Cassino, onde escreveu ali a sua famosa regra. Duzentos anos após a sua morte, a regra beneditina havia-se espalhado pela Europa inteira, tornando-se a forma de vida monástica mais difundida. Em 1964, o Papa São Paulo VI declarou São Bento padroeiro principal da Europa, tributando, desse modo, justo reconhecimento ao santo a quem a civilização europeia tanto deve.