Skip to main content

Paróquias

Paróquia Santo Antônio de Pádua tem limite territorial ampliado no dia de Nossa Senhora das Dores

Ampliação do território paroquial atende às necessidades pastorais da paróquia.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias
Arquivo Paroquial

Na noite do dia 15 de setembro, a Paróquia Santo Antônio de Pádua, forania São José – CR celebrou a Santa Eucaristia para a assinatura do decreto que modificou seus limites paroquiais. Para atender as necessidades pastorais da Diocese de Campo Limpo, a comunidade Nossa Senhora da Esperança (Rua Acomayo, 36 – Vila Clélia), que pertencia a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, também da forania São José, passou a fazer parte da constituição da paróquia Santo Antônio de Pádua.

A missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, contou com a participação dos párocos das duas paróquias envolvidas na modificação, padre Manoel Messias de Oliveira (Rainha da Paz) e padre Fabrício Alves Pita (Santo Antônio). A paróquia Santo Antônio de Pádua, desmembrada da paróquia São Francisco de Assis em março de 2020, contava apenas com a matriz, já a paróquia Rainha da Paz, criada em dezembro do ano 2000, além da matriz, possuía duas outras comunidades: Nossa Senhora Aparecida e a Nossa Senhora da Esperança.

As duas paróquias, Santo Antônio, a noroeste da diocese e Rainha da Paz, a sudeste, têm uma comunidade de fieis ativa e em constante crescimento. O Código de Direito Canônico,  define como Paróquia “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular [diocese ou arquidiocese], e seu cuidado é confiado ao pároco, como seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano”.

Uma Paróquia não se limita ao templo, que é a matriz ou sede paroquial, mas ao território no qual a Igreja está inserida. “Que as comunidades acolham essas modificações com o entusiasmo e perseverança necessária para fazer com o que o Evangelho de Cristo continue sendo propagado a todos”, considerou Dom Luiz em suas palavras durante o acolhimento aos presentes.

Com um pouco mais de um ano de existência a Paróquia Santo Antônio de Pádua é uma das paróquias mais ativas de forania, com intensa atividade pastoral e social.


Notícias Relacionadas

Na Solenidade de São João Batista, padre Lulinha, recuperado do Covid-19, assume a Paróquia Nossa Senhora da Esperança

Com os passos ainda lentos, mas firmes, padre José Wilson de Souza, conhecido como padre Lulinha, entrou pela porta da matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Solenidade da Natividade de São João Batista (24), para assumir o ofício de pároco e celebrar sua recuperação milagrosa do Covid...

Bispo Diocesano preside Missa em comemoração aos 180 anos da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres

Em consequência da pandemia, os fiéis estavam em número reduzido na igreja.

Paróquia Senhor dos Passos e Senhora das Dores celebra novena dos seus padroeiros

A Paróquia Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores - Forania Campo Limpo, celebrou do dia 5 ao dia 15 de setembro, a Novena e Festa dos Padroeiros.  Em decorrência do distanciamento social causado pela pandemia da COVID-19, a participação presencial dos fiéis foi limitada, contudo, dezenas d...

Paróquia Santa Ana e São Joaquim celebra seus padroeiros e comemora 15 anos de criação

Com alegria e muito entusiasmo os fiéis da paróquia Santa Ana e São Joaquim comemoraram 15 anos de criação celebrando a festa dos avós de Jesus