Skip to main content

Pastoral dos Coroinhas

Pastoral Diocesana de Coroinhas e Marianinhas reúne lideranças para um dia de espiritualidade e comunhão

Coordenadores da pastoral dos coroinhas abraçam o tema ‘oração e trabalho pastoral’ em dia de formação e convivência.
 |  Sem. Danilo Rodrigues  |  Diocese
Foto: Pe. Rodrigo Antonio

No sábado, 13 de maio, aconteceu, na Catedral Sagrada Família, o Retiro Anual de Coordenadores Paroquiais da Pastoral de Coroinhas e Marianinhas.

O encontro reuniu cerca de 70 coordenadores da pastoral de coroinhas de várias paróquias da Diocese de Campo Limpo. O encontro foi preparado pelos seminaristas que compõem o Núcleo de Coordenação que, promove a pastoral de conjunto com as coordenações das comunidades paroquiais. O tema do retiro foi "Semeador que vive e comunica a Palavra".

A abertura do encontro foi feita pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro que, exortou os agentes de pastoral a fazerem o caminho sinodal de comunhão, participação e missão, como autênticos comunicadores do Evangelho.

No período da manhã, os coordenadores viveram momentos de espiritualidade e reflexão da Palavra de Deus, que teve como ponto alto a celebração da santa missa, na memória de Nossa Senhora de Fátima. Assim como Maria apareceu aos pastorzinhos, os coordenadores de pastoral têm a missão de exortar crianças e adolescentes a viver, na comunidade, o que Jesus quer de sua Igreja. No período da tarde, os coordenadores se debruçaram no trabalho de equipe, preparando o próximo evento da Pastoral, que é a tradicional Concentração e Missa Diocesana de Coroinhas e Marianinhas, que será presidida pelo bispo diocesano, no mês de agosto.

Somente quem vive em Jesus Cristo (cf. Gl 2,20), poderá ser um grande evangelizador. Os evangelhos relatam que antes de tomar decisões ou realizar atos importantes, Jesus se retirava para uma região montanhosa ou desértica, onde vivia tempos de silêncio e de oração. Desta maneira escolheu seus apóstolos (cf. Lc, 6, 12-13).Movidos por esta inspiração, o retiro de coordenadores uniu oração ao trabalho pastoral.

Juntos, os agentes de pastoral, discípulos missionários de Jesus Cristo, se comprometem com a missão da Igreja, no espírito de sinodalidade e oração. “A missão exige a habilidade de percorrer um caminho sinodal, que é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio. A sinodalidade significa o comprometimento e a participação de todo o Povo de Deus na vida e na missão da Igreja, uma vez que todos são co-responsáveis pela vida e pela missão da comunidade e todos são chamados a operar segundo a lei da mútua solidariedade no respeito dos específicos ministérios e carismas, enquanto cada um desses obtém a sua energia do único Senhor (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023)”.

coroinhas
Coordenadores da Pasotral dos Coroinhas de diversas paróquias da diocese em formação. — Imagem: Pe. Rodrigo Antonio.

Notícias Relacionadas

Coroinhas e Marianinhas: Uma missão de amor!

No domingo 26 de agosto, Ano Nacional de Laicato, nossa Diocese se alegrou com a presença de dois mil Coroinhas e Marianinhas de todas as partes do nosso território diocesano para a celebração em Ação de Graças a São Tarcísio. Como acontece em todos os anos a Concentração Diocesana de Coroinhas ...

Coroinhas e Marianinhas da forania Mirim-Guaçu participam de formação unificada

Coroinhas e Marianinhas da forania Mirim-Guaçu participam de formação unificada na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.

15 novos coroinhas para a paróquia Santa Margarida Mª Alacoque

Coroinhas são investidos para serviço do altar depois alguns meses de preparação.