Skip to main content

Conselho Diocesano de Pastoral

Dom Valdir: Ser sinodal é estar aberto à comunhão e à participação

O primeiro Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado de 2023 reflete a sinodalidade como um processo dependente em grande parte da boa vontade de cada pessoa em tomar possível esse modo de ser Igreja.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No sábado, 11 de março, aconteceu no Salão Sagrada Família, ao lado da Catedral Diocesana, a primeira reunião do Conselho de Pastoral Ampliado (CDP)do ano de 2023 e contou com a presença do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro como palestrante principal. Este também foi o primeiro CDP com a presença de Dom Valdir, que está no governo da diocese a pouco mais de três meses.

Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenado de Pastoral e outros padres de diferentes foranias, assessores das Áreas de Ação Evangelizadora, coordenadores de pastorais, movimentos, novas comunidade e delegados paroquiais participaram somando mais de 200 pessoas.

Depois da oração das laudes, padre Marcos deu início ao encontro apresentando o novo membro contratado do Setor Pastoral, Raylson Araújo, que apresentou uma retrospectiva sobre a caminhada sinodal diocesana, apresentando a síntese da fase continental, enviada em 17 de fevereiro para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Diocese de Campo Limpo caminha junto com a Igreja Mundial em todas as etapas do Sínodo sobre a Sinodalidade desde outubro de 2021. Todo o material deste caminho sinodal, que é um esforço coletivo e contínuo para caminhar juntos como irmãos e irmãs, pode ser lido ou ainda relido no site da diocese: www.dcl.org.br/sinodo 

Sinodalidade, Comunicação e Conversão

A sinodalidade também esteve presente no segundo momento da pauta e desta vez, colocado pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro.

Dom Valdir, apresentou a sinodalidade, a comunicação e a conversão como três dimensões humanas de extrema importância para o caminhar como Igreja: “Sinodalidade, comunicação e conversão formam as condições para caminharmos juntos como discípulos e missionários de Jesus, Mestre e Pastor, Caminho, Verdade e Vida. A nossa missão é passar de uma sinodalidade ocasional para um estilo sinodal de ser Igreja, transformando a sinodalidade em método de oração, de pensamento, de realização comum, para que o Evangelho chegue com eficácia a todos”.

Sobre a comunicação, falou da proximidade e de melhorar as relações interpessoais: “Para que possamos fazer um caminho sinodal que produza frutos em vista da missão, é necessário fomentar uma comunicação que, de fato, fortaleça a proximidade, melhore sempre mais as relações interpessoais e favoreça a comunhão”.

E ensinando sobre conversão falou da necessidade permanente de conversão: “Caminhar juntos é um conceito fácil de exprimir em palavras, mas não tão fácil de por em prática. É necessário que vivamos em estado permanente de conversão. Uma conversão que repercuta positivamente em nosso estilo de vida em vistas da missão”.

E destacou três elementos importantes de conversão para que cada um possa viver o caminho sinodal: “Ser sinodal é estar aberto à comunhão e à participação, o que exige constante conversão e uma comunicação fecunda, também significa abrir as portas dentro de nós mesmos, confiando que o Espírito Santo nos guiará, nos permitindo ser humildes, amorosos e abertos ao perdão”.

E finalizou enfatizando: “A humildade é a virtude que nos conduz a nossa própria realidade humana pessoal, que nos faz tocar e aceitar nossos limites. O amor é o mandamento do Senhor, amar o ‘diferente’, isso só é possível a partir de um encontro íntimo com Deus, aprendendo assim ver o outro com a perspectiva de Jesus. Perdoar, não há caminho sinodal sem perdão. A Igreja não é a comunidade dos perfeitos, mas dos pecadores perdoados e em busca de perdão”.

O material didático utilizado pelo bispo diocesano pode ser baixado clicando aqui.

WorkCafé

Os participantes puderam opinar sobre a questão sinodal. Durante um café no meio da manhã, quase duas dezenas de grupos debateram entre si o tema tão latente e importante da Igreja a partir de duas perguntas: Vocês já percebem sinais dessa sinodalidade na realidade eclesial em que estão inseridos? e Qual outro aspecto você acha que deveria ser observado para a caminhada pastoral da Diocese de Campo Limpo em 2023?

As repostas foram colocadas, brevemente, por um membro eleito de cada grupo e a devolutiva completa será disponibilizada no próximo Conselho Diocesano de Pastoral marcado para o dia 06 de maio.


Notícias Relacionadas

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas do processo de Escuta da Assembleia Eclesial

Membros do CDP, estiveram reunidos na manhã de sábado, dia 21 de agosto, para responder na modalidade de grupo o questionário do processo de Escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) apresenta linhas de ações para Assembleia Diocesana de 2020

No dia 08 de Fevereiro, aconteceu no Salão Sagrada Família, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, conduzido pelo Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral. O encontro contou com a presença de Vigários Foranêos, Delegados Paroquiais, Assessores e Coordenadores Diocesan...

CDP: Síntese conclusiva do Processo de Escuta Sinodal e eleições na pauta

CDP Ampliado teve como pauta principal a apresentação da síntese conclusiva sinodal diocesana.